
Gazeta Esportiva.com
·6 Juli 2025
Após semestre de “recuperação”, Aderlan busca retomar espaço no Santos

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·6 Juli 2025
Depois de quase um ano afastado dos gramados, Aderlan viveu um primeiro semestre de reconstrução no Santos. O lateral direito sofreu uma ruptura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em julho de 2024, diante do Ituano, pela Série B. A grave lesão exigiu cirurgia e um longo processo de reabilitação, que se estendeu até abril deste ano.
A volta oficial aos campos aconteceu no dia 27 de abril, quando o jogador entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Aderlan substituiu Luisão e atuou por 22 minutos. Depois disso, ainda somou mais duas participações: jogou 25 minutos contra o CRB, pela Copa do Brasil, e 26 minutos no empate sem gols com o Ceará, novamente pelo Brasileirão.
O veterano de 34 anos viu o cenário na lateral direita mudar durante o período fora. Léo Godoy, que começou a temporada como titular, foi negociado com o Independiente, da Argentina. JP Chermont, jovem da base, perdeu espaço e Luisão, improvisado na função, não conseguiu se firmar. Com isso, Aderlan passou a ser visto como forte candidato para assumir a vaga de vez.
Recuperado também de dores recentes na coxa direita, o jogador participou de um jogo-treino contra a Portuguesa Santista antes da pausa para o Mundial de Clubes, ganhando ritmo de jogo. A expectativa é de que ele seja titular na retomada do Brasileirão, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro.
Contratado no início de 2024, Aderlan soma 19 partidas com a camisa do Santos. No semestre, mais do que números ou minutos em campo, sua trajetória foi marcada pelo desafio de recuperar espaço em um elenco pressionado por resultados. Com o Peixe lutando contra a zona de rebaixamento, sua experiência pode ser uma das armas de Cléber Xavier na busca por estabilidade defensiva.