Jogada10
·30 Juli 2025
Após tropeços recentes no Dérbi, Abel tenta retomar ‘controle’ do clássico

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·30 Juli 2025
Desde que chegou ao Palmeiras, em 2020, Abel Ferreira se habituou a disputar clássicos contra o Corinthians e construiu um retrospecto amplamente positivo no Dérbi. Em 18 confrontos, são oito vitórias, sete empates e apenas três derrotas, com 57,4% de aproveitamento. Uma marca que poderia ser ainda mais expressiva se não fosse a passagem de Ramón Díaz pelo clube alvinegro.
O argentino, hoje no comando do Olímpia (PAR), foi o único técnico a equilibrar de forma consistente o duelo com o português. Foram cinco embates entre eles, com dois triunfos de Abel no Brasileirão (ambos por 2 a 0 em 2024 e 2025), um empate na fase de grupos do Campeonato Paulista, uma vitória de Ramón na ida da final e novo empate na volta, que garantiu ao Corinthians o título estadual e frustrou o inédito tetracampeonato alviverde.
Com a saída de Ramón em abril, o Dérbi desta quarta-feira (30/7), às 21h30, na Neo Química Arena, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, marcará o primeiro duelo entre Abel e Dorival Júnior comandando o Timão. Será, porém, o quinto embate entre os treinadores somando passagens anteriores do técnico por Ceará, Flamengo e São Paulo.
O retrospecto é equilibrado. Abel venceu dois confrontos, incluindo uma expressiva goleada por 5 a 0 sobre o São Paulo. Houve também um empate na época em que Dorival estava no Flamengo e uma vitória do treinador brasileiro, no primeiro encontro entre eles, quando comandava o Ceará.
Abel encara Dorival mais uma vez pela Copa do Brasil – Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Em 2023, Dorival também enfrentou o Palmeiras nas quartas da Copa do Brasil. Contudo, naquele confronto o técnico português estava suspenso e foi substituído pelo auxiliar João Martins. Aliás, o São Paulo venceu por 1 a 0 no jogo de ida, no Morumbi. Na volta, com Abel no banco, o Tricolor voltou a vencer, desta vez por 2 a 1 no Allianz.
Abel, que soma o trabalho mais longevo entre os clubes da Série A do Brasileirão, verá pela décima vez um novo treinador no comando do Corinthians em um clássico. A instabilidade no banco de reservas do rival contrasta com a continuidade e os resultados expressivos do português. Assim, ele busca abrir vantagem fora de casa para decidir no Allianz Parque a vaga nas quartas de final do torneio nacional.