Coluna do Fla
·9 September 2025
Arbitragem é uma das instituições brasileiras menos confiáveis, diz pesquisa

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·9 September 2025
A arbitragem brasileira é, com frequência, motivo de polêmica. Isso porque, as decisões dos juízes são, por vezes, contestadas e questionáveis. Assim, uma pesquisa realizada pela Quaest aponta que a arbitragem de futebol é uma das instituições em que os brasileiros menos confiam.
Segundo o levantamento, divulgado na última segunda-feira (08), 52% dos entrevistados afirmaram não confiar nos árbitros brasileiros. No ano passado, por exemplo, a pesquisa do mesmo instituto apontava uma avaliação negativa de 26% para os juízes de futebol.
Veja gráfico na íntegra:
Reprodução/Quaest
No último jogo do Flamengo contra o Grêmio, pela 22ª rodada do Brasileirão, no Maracanã, um pênalti marcado contra o mandante foi discutido por dias. Isso porque, na tentativa gremista de cruzar a bola para a área, bateu no braço de Ayrton Lucas. O lateral, porém, estava com as mãos para baixo, em movimento natural do corpo. Contudo, Paulo Cesar Zanovelli marcou a penalidade, convertida por Tiago Volpi.
É quase uma regra escutar a frase “pênalti para o Palmeiras” em um jogo do clube paulista. Só no Brasileirão, por exemplo, são seis penalidades a favor do time de Abel Ferreira, das quais cinco são questionáveis e em uma o equívoco foi reconhecido pela própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Apesar da história de ‘Varmengo’, o Flamengo possui apenas quatro pênaltis assinalados no Campeonato Brasileiro. Em nenhuma das ocasiões, porém, a penalidade serviu como vantagem para o Rubro-Negro vencer uma partida.