Revista Colorada
·9 Oktober 2025
Árbitro de jogo do Inter é denunciado pelo STJD; saiba mais

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·9 Oktober 2025
A lista de polêmicas do Campeonato Brasileiro apenas aumenta. As reclamações dos clubes em relação à arbitragem da competição nacional cresceu de tal forma que está resultando até em uma intervenção do STJD. Nos últimos dias, a Justiça vem avaliando alguns casos e árbitros serão denunciados por erros cometidos em campo.
É o caso, por exemplo, de Matheus Candançan. Responsável pela arbitragem do empate em 1 a 1 entre Juventude e Internacional, na estreia do técnico Ramón Díaz, o juiz foi denunciado pela Procuradoria do STJD e pode até receber uma longa suspensão caso seja considerado culpado na avaliação da Justiça.
Na súmula do confronto, o profissional relatou que “nada houve de anormal” na partida. Na visão da Comissão de Arbitragem da CBF, contudo, ao menos dois erros foram cometidos pelo juiz. O entendimento é de que houve um pênalti não marcado para o Juventude, após Bruno Tabata derrubar Ênio. Além disso, Victor Gabriel não recebeu cartão vermelho após uma entrada temerária contra um adversário.
Com base nesta análise da Comissão de Arbitragem, a Procuradoria do STJD encaminhou a denúncia. De acordo com o portal “GE”, a acusação aponta que o árbitro e o VAR, comandado por Diego Pombo López, “deixaram de observar regras da modalidade em lances notoriamente equivocados”.
O STJD, por sua vez, ainda não confirmou para a Procuradoria se irá, ou não, aceitar a denúncia. Caso isso ocorra, o julgamento ainda será marcado e, caso os dois profissionais sejam considerados culpados pelos erros cometidos na partida do Internacional, a suspensão pode ser de 30 dias até um ano.