Arsenal pode ser primeiro 100% na nova Champions; ex-campeões correm risco | OneFootball

Arsenal pode ser primeiro 100% na nova Champions; ex-campeões correm risco | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·28 Januari 2026

Arsenal pode ser primeiro 100% na nova Champions; ex-campeões correm risco

Gambar artikel:Arsenal pode ser primeiro 100% na nova Champions; ex-campeões correm risco

A primeira fase da Liga dos Campeões se encerra hoje (28) com 18 jogos acontecendo simultaneamente, todos a partir das 17h (de Brasília). Dentre as curiosidades deste encerramento da chamada "fase de liga", que substituiu a antiga fase de grupos, está o Arsenal, que pode ser o primeiro time com 100% de aproveitamento.

O desafio para os Gunners atingirem este feito logo no segundo ano do novo formato de disputa da Champions não parece ser o mais complicado: um jogo em Londres, no Emirates Stadium, contra o Kairat, time do Cazaquistão, que encerra sua primeira participação no torneio com apenas um ponto até o momento, depois de um empate e seis derrotas. 


Video OneFootball


O Arsenal já tem garantida a classificação direta para as oitavas de final, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Bayern de Munique - adversário que venceu em confronto direto nesta edição - e perder a liderança. A vantagem de terminar em primeiro vai além de fugir dos play-offs (o que é garantido para os oito primeiros), já que neste ano a classificação na primeira fase vai determinar mando de campo não só nas oitavas, mas também nas quartas de final. 

Sequência rara na Champions

Conseguir terminar a primeira fase com 100% de aproveitamento não foi tão raro na época da disputa com a fase de grupos, quando eram disputadas seis partidas por cada time. Contudo, conseguir uma sequência de oito vitórias na Champions é um feito exclusivo de um grupo mais seleto.

Três times conseguiram atingir tal sequência vitoriosa: o Barcelona fez isso nas temporadas 2002/03 e em 2014/15; o Bayern fez isso em 2019/20 e 2022/23, enquanto o Manchester City atingiu a marca em 2023/24. Desses todos, apenas o Barça de 14/15 e o Bayern de 2019/20 conseguiram ser campeões.

Tem camisa pesada correndo risco

Feitos do passado não garantem muita coisa no presente. Enquanto o Arsenal - que nunca foi campeão da Champions - está no topo da tabela de classificação, lá embaixo tem time com taça da competição podendo se despedir mais cedo do que o planejado. Lembrando que do primeiro ao oitavo garante vaga direta nas oitavas de final, mas do nono ao 24º ainda segue sonhando, disputando um mata-mata a mais.

A situação mais complicada é do quatro vezes campeão Ajax, que é apenas o 32º na classificação, com seis pontos, e tem que vencer o Olympiacos hoje, em casa, e torcer por muitos resultados para conseguir uma posição nos play-offs. 

Conterrâneo, o PSV também tem uma "orelhuda" em sua galeria, mas aparece na 22ª colocação, com os mesmos oito pontos que Athletic Bilbao, Olympiacos, Napoli e Copenhague, levando vantagem no saldo de gols. Só que o último jogo é contra o Bayern de Munique, que ainda sonha em destronar o Arsenal na liderança.

Outra situação perigosa é a do Benfica. Dono de dois títulos, o time português começou mal a competição depois de passar pelas fases preliminares, e trocou o comando, trazendo José Mourinho. O histórico treinador, contudo, não conseguiu fazer muita coisa e a equipe aparece na 29ª posição, com apenas seis pontos, precisando desesperadamente de uma vitória hoje em Lisboa, mas contra o Real Madrid, que quer garantir uma posição entre os oito primeiros. 

Borussia Dortmund (16º) e Olympique de Marseille (19º) são os outros dois times que já conquistaram a Champions e correm risco de não avançarem. Os alemães vão jogar em casa contra a Inter de Milão (14º), enquanto os franceses jogam fora de casa contra o Club Brugge (27º), em um jogo que pode ser interpretado como confronto direto.

Qual é a conta?

Como este é apenas o segundo ano de disputa neste formato, ainda é difícil ter certeza de quantos pontos são necessários para garantir uma vaga entre os oito primeiros, ou pelo menos na fase de play-offs. Então vale olhar para a última edição para ver o que foi necessário para cada uma das situações. 

Na temporada 2024/25, o Liverpool liderou com 21 pontos, pontuação já alcançada pelo Arsenal e que pode ser atingida pelo Bayern. Já o oitavo colocado foi o Aston Villa, com 16. Hoje, oito times chegam com 13 pontos, da 6ª até a 13ª colocação, e com a possibilidade de chegar ao tal "número mágico": PSG, Newcastle, Chelsea, Barcelona, Sporting, Manchester City, Atlético de Madrid e Atalanta. Ou seja, a "nota de corte" deve ser a mesma, mas vai ter time com 16 pontos que vai ficar de fora pelos critérios de desempate.

Já para ficar com a última vaga a conta pode ser mais complicada. O 24º colocado na última temporada foi o Club Brugge, com 11 pontos. Mas a pontuação foi a mesma do Manchester City, que terminou em 22º, e do Dinamo Zagreb, que ficou de fora com a 25ª colocação. Neste momento são cinco times que somam oito pontos, indo do PSV (22º) até o Copenhague (26º).

Vale lembrar que, assim como no último ano, quem for eliminado nesta fase não tem a chance de buscar o título da Liga Europa, como acontecia com os terceiros colocados da antiga fase de grupos.

Lihat jejak penerbit