Zerozero
·2 Januari 2026
AVB: «Há um ano estávamos aqui com os mesmos desejos e vimos como as coisas se conseguem desmoronar»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·2 Januari 2026

O primeiro dia de 2026 ficou marcado pelo treino aberto do FC Porto. Os azuis e brancos abriram as portas do Dragão a milhares de adeptos, que tiveram a oportunidade de assistir aos trabalhos de preparação dos dragões, que continuam com os olhos postos na deslocação ao reduto do Santa Clara.
André-Villas Boas, presidente do conjunto portuense, aproveitou o momento para deixar uma mensagem cautelosa aos adeptos, focada no «compromisso e no rigor», para que a temporada termine com as conquistas dos objetivos propostos.
«Há um ano estávamos aqui com os mesmos desejos, sonhos e ambições e vimos como as coisas se conseguem desmoronar, por isso é que o compromisso, a exigência, o rigor e a determinação são fulcrais para atingirmos os nossos objetivos», começou por afirmar, em declarações ao Porto Canal.
«Sabemos que qualquer distância pontual é sempre curta. Estamos numa maratona e temos de levar os nossos objetivos até ao fim. Que a equipa nos continue a dar grandes alegrias com o mesmo foco e ambição para conquistarmos o título, que é o que mais desejamos, tanto no futebol como nas restantes modalidades.»
AVB falou ainda sobre o objetivo de alcançar a marca dos 250 mil sócios nos próximos três anos e agradeçeu a presença e o apoio dos aficionados portistas, que representa um «reflexo da força do FC Porto e dos princípios e valores do clube». Além disso, o ex-técnico destacou a importância da união da equipa e abordou um mês de janeiro «difícil».
«Estamos habituados a ter de construir a nossa fortaleza contra as desigualdades que são cada vez mais crescentes. (...) Estamos a meio caminho, temos um janeiro difícil com deslocações aos Açores e a Guimarães, um clássico aqui para a Taça de Portugal e queremos muito sonhar com os títulos no futebol, por isso é preciso continuar a apoiar esta equipa.»
Por último, Villas-Boas estabeleceu uma comparação com a mítica temporada 2010/11: «Tínhamos uma equipa altamente talentosa com jogadores que eram foras-de-série e tínhamos uma mensagem interna muito forte e um espírito motivacional que a cada jogo ia crescendo.»
«Uma equipa que nunca desiste e que transmite energia positiva e tem uma garra e dedicação como poucas vezes vimos. Voltámos a ter um guarda-redes capitão, como em 2010/11, e é esta mensagens de força interna que temos de transmitir até ao final», findou.









































