ecbahia.com
·7 September 2025
Bahia faz campanha dominante e time principal é campeão invicto; veja números

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·7 September 2025
O Bahia brilhou com a conquista do pentacampeonato do Nordeste ao aplicar duas goleadas sobre o Confiança, por 4 a 1 na ida e por 5 a 0 na partida de volta, diante de um grande público na Arena Fonte Nova.
O domínio tricolor aconteceu não só na final. Ao longo da competição, o Bahia confirmou seu favoritismo e conquistou a Copa do Nordeste de 2025 com uma campanha de encher os olhos. Além do título, deixou números que reforçam a sua superioridade ao longo da competição.
A única derrota aconteceu quando o técnico Rogério Ceni, por estratégia de preservar os titulares, mandou uma equipe de linha completamente sub-20 para enfrentar o próprio Confiança em um jogo atrasado da fase de grupos.
Naquele jogo, o time titular foi formado por: Danilo Fernandes; Lucyan, Kauã Davi, Dodô e Daniel; Sidney, Jota, David Martins e Vitinho; Juninho e Ruan Pablo. Nem mesmo os jogadores com idade sub-20 que fazem parte do elenco principal, o zagueiro Fredi, o lateral Zé Guilherme e o atacante Tiago, viajaram para aquela partida em Aracaju.
Quando usou a equipe principal, em todas as outras 10 partidas, nenhuma derrota aconteceu.
Foram 11 jogos disputados, com 9 triunfos, 1 empate e apenas 1 derrota, um aproveitamento de 82%.
O Bahia marcou 29 gols (média de 2,64 por partida) e sofreu apenas 9, o que mostra equilíbrio entre força ofensiva e consistência defensiva ao longo da competição.
O Esquadrão iniciou sua trajetória no torneio atropelando o Sampaio Corrêa por 4 a 0, fora de casa, em janeiro.
Em seguida, engatou uma série de triunfos: 1 a 0 no Juazeirense, 5 a 1 sobre o América-RN, 1 a 0 no CSA e 3 a 2 contra o Ceará, incluindo atuações com time misto. Dessa forma, o Tricolor confirmou a melhor campanha e decidiu em casa nas fases eliminatória.
Nas quartas de final, o Bahia enfrentou o Fortaleza e mostrou força em casa: venceu por 2 a 1.
Na semifinal, o duelo foi contra o Ceará, em mais um confronto de tradição. O Tricolor venceu por 1 a 0 e garantiu a vaga na decisão.
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
O reencontro com o Confiança na decisão teve roteiro completamente diferente. Depois da derrota na fase de grupos com o elenco sub-20, o Bahia não deu chance ao adversário mesmo com uma equipe mista nas finais, formada em sua maioria por jogadores reservas do elenco principal.
No jogo de ida, em Aracaju, venceu por 4 a 1, levando grande vantagem para Salvador. No duelo decisivo, na Arena Fonte Nova, o Tricolor foi arrasador: 5 a 0, coroando o título com autoridade e festa da torcida.