Bas Dost termina carreira, apesar de luz verde para jogar: «Não quero arriscar a minha vida» | OneFootball

Bas Dost termina carreira, apesar de luz verde para jogar: «Não quero arriscar a minha vida» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·26 September 2025

Bas Dost termina carreira, apesar de luz verde para jogar: «Não quero arriscar a minha vida»

Gambar artikel:Bas Dost termina carreira, apesar de luz verde para jogar: «Não quero arriscar a minha vida»

Está colocado o ponto final na carreira de Bas Dost. Com o trajeto profissional interrompido desde 2023 por força de contratempos cardíacos, o internacional neerlandês que passou no Sporting entre 2016 e 2019, pendurou as chuteiras de forma oficial, esta sexta-feira, mesmo com a luz verde para treinar ter sido recebida em abril.

«Pude correr na passadeira. Foi fantástico. Até que, em junho, recebi uma chamada do cardiologista. Tinha sido detetado algo durante um treino. Esse momento mudou tudo. Pensei: ‘Não quero isto’. Não quero arriscar a minha vida. Pensei nisso durante duas semanas e depois tomei a decisão», revelou ao portal dos Países Baixos, Algemeen Dagblad.


Video OneFootball


De volta ao AFAS Stadion, reduto do AZ onde fez o último jogo da carreira, para agradecer a Martin Cruijff, fisioterapeuta que socorreu o antigo ponta de lança, Bas Dost deixou uma garantia: «Tive uma ótima carreira, tenho orgulho do que conquistei.»

Recorde-se que o jogador caiu inanimado no relvado da referida partida, tendo anunciado uma pausa na carreira poucos dias depois. Goleador contratado para o Sporting orientado por Jorge Jesus, Bas Dost foi adquirido por quase 12 milhões de euros e não tardou a justificar os créditos.

Em três épocas, anotou 93 golos e 14 assistências, num total de 127 jogos.

Lihat jejak penerbit