Zerozero
·4 Februari 2025
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·4 Februari 2025
Terminado o mercado de inverno e, anteriormente, a fase de liga das várias competições europeias, chegou a altura de tomar decisões, pelo menos para alguns clubes, e entre os afetados, a nível de clubes portugueses, está o Benfica e Vitória SC.
A UEFA esclareceu, através de uma nota oficial, que «as equipas que permanecerem na UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Conference League poderão inscrever um máximo de três novos jogadores elegíveis após a conclusão da fase de liga e antes do início da fase a eliminar.»
Ora, no caso do Benfica, os encarnados fizeram um total de quatro contratações neste mercado de inverno - Manu Silva, Andrea Belotti, Bruma e Samuel Dahl -, o que quer dizer que um deles terá de ficar de fora dos eleitos para a próxima fase, onde as águias vão disputar o play-off de acesso à fase a eliminar, contra o Monaco.
No caso de Bruma, o extremo internacional português encontra-se castigado, depois de ter sido expulso, quando ainda jogava no SC Braga, frente ao Union St. Gilloise (2-1), tendo ainda mais dois jogos de castigo por cumprir. Este castigo poderá «facilitar» a escolha de Bruno Lage.
Além do Benfica, também o Vitória SC - que garantiu a qualificação direta para os oitavos de final da Conference League - terá que fazer escolhas, uma vez que viu chegar, neste mercado de inverno, cinco jogadores (Beni Mukendi, Filipe Relvas, Hevertton Santos, Úmaro Embaló e Vando Félix). Dois terão de ficar de fora das opções do técnico Luís Freire.
Os clubes têm até às 23h00 (Portugal Continental) de quinta-feira, dia 6 de Fevereiro, para comunicar as mudanças pretendidas no plantel.