Bernardinho, do Sesc Flamengo, volta a comandar Brasil no Mundial de Vôlei | OneFootball

Bernardinho, do Sesc Flamengo, volta a comandar Brasil no Mundial de Vôlei | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·14 September 2025

Bernardinho, do Sesc Flamengo, volta a comandar Brasil no Mundial de Vôlei

Gambar artikel:Bernardinho, do Sesc Flamengo, volta a comandar Brasil no Mundial de Vôlei

Técnico do Sesc Flamengo e da Seleção Brasileira masculina, Bernardinho volta a comandar o Brasil em um Mundial de vôlei. Neste domingo (14), a equipe estreia contra a China, em Manila, nas Filipinas, iniciando a busca por retomar o protagonismo na modalidade.

Bernardinho é um dos maiores nomes da história do esporte. Ele foi o treinador de todos os títulos mundiais da seleção (2002, 2006 e 2010), além do vice de 2014. Currículo que tem dois ouros olímpicos e mais de 30 títulos. Números da primeira passagem, que chegou ao fim com o ouro na Rio 2016.


Video OneFootball


O retorno aconteceu em 2024, ano em que dirigiu o Brasil nas Olimpíadas de Paris, e renovou contrato para liderar a nova geração. Agora, chega ao Mundial tentando recolocar o país no topo e destaca o desejo dos atletas de fazer o mesmo.

"A essência é a mesma: disciplina e trabalho duro. Trabalho duro é um diferencial. Temos que fazer o nosso melhor permanentemente. O pessoal acha que estou mais intenso do que no ano passado, mas eu estava voltando, tentando entender, pisando em ovos", disse em entrevista ao 'ge'.

"Essa garotada quer se sentir respeitada. Se tratar que nem os grandes foram tratados... Eu falo: 'Você não pode entrar e fazer menos do que o seu melhor o tempo inteiro'. É terminar o dia sem arrependimentos. Fez o seu melhor? Bacana", concluiu.

Brasil no Mundial de Vôlei

A Seleção Brasileira está no Grupo H, ao lado de China, República Tcheca e Sérvia. Os dois primeiros avançam às oitavas, quando cruzam com equipes do Grupo A, formado por Egito, Filipinas, Irã e Tunísia.

“O Mundial é outro desafio, equipes vêm mais completas. Não estamos em uma chave fácil. Se não jogarmos muito bem, poderemos perder para qualquer uma das três do nosso grupo. E temos uma certa responsabilidade, esse pseudo-favoritismo histórico, o que torna a missão um pouquinho mais complicada”, destacou o treinador do Sesc Flamengo.

A seleção estreia neste domingo (14), contra a China, às 10h (de Brasília). Depois encara a República Tcheca, na segunda-feira (15), às 23h, e fecha a fase de grupos diante da Sérvia, na quarta-feira (17), também às 23h.

Sesc Flamengo realiza pré-temporada

Enquanto aguarda o retorno definitivo de Bernardinho, o novo elenco do Sesc Flamengo realiza pré-temporada sob comando de Hélio Griner. O grupo passou por mudanças, com destaque para as chegadas de Tainara, Simone Lee, Masa Kirov, Giovana e Vivian.

As atletas a serviço das seleções foram se juntando aos treinamentos e, neste momento, faltam apenas as representantes no Mundial. A equipe terá cerca de um mês junta até a estreia na Superliga Feminina. O primeiro jogo será no dia 20 de outubro, contra o Paulistano/Barueri.

Lihat jejak penerbit