Berrío quer comprar clube na Colômbia e usa gestão do Flamengo como 'maior inspiração' | OneFootball

Berrío quer comprar clube na Colômbia e usa gestão do Flamengo como 'maior inspiração' | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·7 November 2025

Berrío quer comprar clube na Colômbia e usa gestão do Flamengo como 'maior inspiração'

Gambar artikel:Berrío quer comprar clube na Colômbia e usa gestão do Flamengo como 'maior inspiração'

É impossível para o torcedor rubro-negro esquecer. Semifinal da Copa do Brasil de 2017, Botafogo pela frente, e aquela arrancada que parecia impossível. A velocidade, a força e, claro, o drible desconcertante de Orlando Berrío em Victor Luis, que deixou o lateral alvinegro no chão, é uma das imagens marcantes daquela campanha.

Agora, aos 34 anos, o colombiano que vestiu o Manto Sagrado está prestes a trocar as chuteiras pela prancheta de gestor. E o primeiro passo é ambicioso: comprar um clube de futebol.


Video OneFootball


Ao lado do empresário José Miguel Jaramillo, Berrío manifestou oficialmente a intenção de adquirir os direitos econômicos do Deportivo Pereira, clube da elite colombiana que atravessa uma crise financeira severa.

"A gente tem uma intenção, sim, de comprar o Deportivo Pereira. O projeto nasce porque eu, que agora virei empresário, gosto muito de futebol. Futebol é a minha paixão, e eu quero devolver ao futebol tudo que aprendi", disse Berrío.

A situação da equipe colombiana é delicada, marcada por atrasos salariais e protestos da torcida. Um cenário que, para Berrío, tem um paralelo claro com um clube que ele conhece muito bem.

Flamengo como 'norte'

Para tirar o Deportivo Pereira do buraco, Berrío não esconde onde busca seu modelo de gestão. A reconstrução do Flamengo, que saiu de uma dívida colossal para se tornar a maior potência do continente, é o espelho do colombiano.

"Sem dúvida nenhuma essa é a maior inspiração que eu posso ter", declarou Berrío, mostrando que acompanhou de perto os bastidores do Mengão.

O ex-atacante do Mengão fez questão de citar os responsáveis pela virada rubro-negra:

"Fiquei com bom relacionamento com o doutor Bandeira (Eduardo Bandeira de Mello), depois com o Landim, que veio depois e a gente ganhou tudo com ele. E hoje em dia tenho também muita admiração pelo que o Bap está fazendo."

Berrío foi campeão da Libertadores, do Brasileiro e de Estaduais pelo clube, e planeja usar essa experiência.

"Sei que, sem dúvida nenhuma, poderei sentar com eles para aprender como cada um deles ajudou a transformar o Flamengo no que ele é hoje", comentou.

O sócio de Berrío, José Jaramillo, reforça o peso da "grife Flamengo" no projeto.

"Ele [Berrío] tem muito conhecimento do Flamengo, que é o maior time do Brasil e acho que atualmente também é o maior da América do Sul. Ele conhece o processo, tem bom relacionamento. Ele sabe como o Flamengo transformou sua realidade. Esses contatos e networking que ele tem são muito importantes", relatou.

Berrío cita Vini Jr como exemplo

A passagem pelo Brasil ensinou a Berrío mais do que táticas de campo; ensinou sobre negócios. Ele cita Vini Jr., seu ex-companheiro de Ninho do Urubu, como o exemplo perfeito de como um atleta deve ser gerenciado fora das quatro linhas.

"O brasileiro não é só um jogador de futebol, é uma marca registrada. Você vê o caso do Vini Jr, que nós acompanhamos de perto. Vinícius, desde muito novo, teve sua marca preparada para que quando ele chegasse ao topo não virasse uma marca da noite para o dia. A marca foi preparada desde antes", analisou.

É esse modelo de profissionalização e valorização de ativos que Berrío quer levar ao seu país. "São coisas que aprendi no Brasil e que quero trazer para a Colômbia. Colômbia tem potencial e precisa usar o exemplo do Brasil."

Apesar do entusiasmo com o modelo rubro-negro, Berrío é cauteloso. Ele sabe que a paixão do torcedor gera expectativas imediatas, mas o processo de reconstrução é lento.

"Temos que ser muito cautelosos, não podemos dizer que o Pereira vai virar o Flamengo. O torcedor se ilude, normal. E se ilude porque o time hoje vive uma situação muito difícil", ponderou.

O colombiano entende a ansiedade da arquibancada. "O torcedor só quer ser campeão, a verdade é essa. Mas nós sabemos que há processos a serem realizados. Não é que vamos chegar lá e ganhar a Libertadores no ano seguinte. Não, a gente tem bases e exemplo de como podemos construir um projeto sustentável."

Jaramillo complementa, lembrando que a própria virada do Flamengo levou tempo.

"Se fala de uma mudança de realidade do Flamengo (a partir) de 2010 e 2011, algo de 10 anos. É disso que estamos falando, é um projeto de 10 anos, não é trocar a realidade em um ano."

Berrío conclui, afirmando que o modelo do Flamengo serve como um guia, mas não uma receita de bolo.

"Tem coisas que foram feitas no Flamengo que talvez aqui não funcionem. Não é porque lá deu certo que aqui também vai dar certo. Mas, com a probabilidade que a gente tenha pelo menos um norte para caminhar e percorrer, com certeza a chance de dar certo é muito maior", finalizou.

Pelo Flamengo, Berrío disputou 82 partidas e marcou sete gols. Embora com números discretos, ele fez parte de um dos elencos mais vitoriosos da história do clube, conquistando três Campeonatos Cariocas, além do Campeonato Brasileiro e da Libertadores em 2019.

Lihat jejak penerbit