Zerozero
·13 Mei 2025
Boavista com o pior registo caseiro de sempre no campeonato

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·13 Mei 2025
O desaire frente ao FC Porto, no passado domingo - aliado às importantes vitórias dos rivais AFS e Farense - colocou o Boavista numa posição ainda mais delicada no que toca às contas da manutenção na Liga Portugal Betclic. A turma do Bessa encontra-se, agora, no último lugar e só um milagre pode resgatar os axadrezados da queda direta para a II Liga.
Diz o velho ditado popular que 'a esperança é a última a morrer', mas a prestação do Boavista dentro de portas, esta temporada, espelha um cenário assustador. Com apenas uma vitória e três empates como visitado, os seis pontos obtidos no Estádio do Bessa representam uma marca histórica, porém pela negativa.
De acordo com o nosso PlaymakerStats, o registo caseiro do Boavista no campeonato é o pior de sempre, tendo em conta as edições em que foram disputadas 34 jornadas - e, consequentemente, 17 partidas a jogar em casa.
O conjunto boavisteiro lidera de forma isolada em duas preocupantes métricas: são a equipa com o menor número de pontos conquistados no próprio estádio - considerando épocas em que as equipas disputaram, no mínimo, dez encontros a jogar no seu terreno - e com mais derrotas caseiras, com 13 desaires.
No que toca ao número de pontos caseiros, o registo do Boavista (seis) fica aquém - mais precisamente, a cinco pontos - da antiga pior marca. Isto porque as prestações como visitados de FC Penafiel e Paços de Ferreira - nas épocas 2005/06 e 2022/23, respetivamente - culminaram em 11 pontos amealhados.
A formação duriense terminou no 18.º da tabela e registou duas vitórias, cinco empates e dez derrotas. Já os Castores terminaram a prestação na liga portuguesa com três vitórias, dois empates e doze derrotas, levando os pacenses, também, para a segunda divisão.
Já Nacional (2016/17) e Feirense (2018/19) conseguiram fugir a este registo pela margem mínima, uma vez que os dois conjuntos terminaram as respetivas edições com apenas doze pontos conquistados em casa - registo também igualado pelo FC Penafiel em 2014/15.
Nota, ainda, para um importante dado que avizinha um mau presságio: nenhum dos clubes mencionados anteriormente conseguiu permanecer na I Liga.
Sobre o número de derrotas, o desaire frente ao azuis e brancos representou o 13.º jogo sem pontuar no Estádio do Bessa, o que representa um novo recorde. Isto porque Aves (2019/20) e Paços de Ferreira (2022/23) escapam a este registo apenas por uma diferença mínima - ambos os conjuntos sofreram 12 derrotas dentro de portas nas temporadas mencionadas.
Assim, o suado triunfo diante do Santa Clara (1-0) representa a única vitória dos axadrezados esta época e este registo é apenas equiparado à prestação caseira da Académica OAF em 2014/15. A Briosa também só venceu por uma ocasião, mas existe um pequeno elemento que separa ambas as equipas.
Isto porque os Estudantes apenas somaram quatro derrotas no seu Estádio Cidade de Coimbra, anotando, assim, uns impressionantes 12 empates na sua fortaleza - condição suficiente para garantir a permanência no principal escalão.
Com as contas do fundo da tabela ainda em aberto, conseguirá o Boavista anotar um feito hercúleo e permanecer na I Liga com o pior registo caseiro de sempre?
*por Diogo Organista Pereira