Boto ironiza arbitragem após expulsão de Evertton Araújo: 'Perfeita' | OneFootball

Boto ironiza arbitragem após expulsão de Evertton Araújo: 'Perfeita' | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·2 November 2025

Boto ironiza arbitragem após expulsão de Evertton Araújo: 'Perfeita'

Gambar artikel:Boto ironiza arbitragem após expulsão de Evertton Araújo: 'Perfeita'

O critério da arbitragem mais uma vez mudou contra o Flamengo e José Boto ironizou o assunto. Em duelo diante o Sport, Evertton Araújo foi expulso por entrada no jogador adversário. O grande problema em si não foi o vermelho, de certa forma merecido, mas sim o critério e o contexto por trás dele.

Na última rodada do Brasileirão, em lance muito semelhante e até mais violento, Gustavo Gómez, do Palmeiras, cometeu uma falta da mesma forma. A avaliação do juiz naquele duelo dos paulistas com o Cruzeiro, foi de amarelo. Com a justificativa de que o zagueiro não tinha tempo hábil para recolher a perna.


Video OneFootball


No entanto, no lance de Evertton Araújo, a avaliação da arbitragem foi ao contrário. O juiz de campo junto do VAR viu um contato com força excessiva além de uma perna em riste. Ou seja, avaliou que o volante rubro-negro poderia ter recolhido o pé, mas não quis.

Em cima desse contexto, José Boto ironizou a arbitragem. Segundo o dirigente do Flamengo, a arbitragem foi perfeita e se "cumpriu as regras internacionais". No entanto, ponderou, no final, que isso não se aplica no Rio de Janeiro.

"Dizer que foi uma arbitragem perfeita, que fez cumprir as regras internacionais. Só é uma pena que no Rio de Janeiro as regras sejam diferentes", disparou Boto.

Boto encara denúncia do STJD

Essa não é a primeira vez que Boto se mostra critico com a arbitragem brasileira. Inclusive, ele acabou sendo denunciado pelas declarações nas quais insinuou desconfiança sobre a atuação no Brasileirão. O dirigente foi enquadrado pelo STJD no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que aborda “ofensas à honra vinculadas ao âmbito esportivo”.

A acusação foi fundamentada em um trecho específico de entrevista na qual ele declarou: “O que ocorre em outros estádios gera desconfiança. O árbitro que nos prejudicou (contra o Cruzeiro) foi ‘premiado’ com a escala para apitar o jogo do nosso rival e fez o que fez. Alguém da CBF precisa vir a público falar sobre isso”. Se for considerado culpado, Boto pode receber suspensão que varia de 15 a 90 dias.

Isso aconteceu após erros grotescos de arbitragem em São Paulo x Palmeiras, a favor do time alviverde. Jogo esse, que naquele momento, se mostrava determinante para o Brasileirão e impactava diretamente na classificação.

Lihat jejak penerbit