oGol.com.br
·28 Januari 2026
Briga em baixo, mesmo destaque ou ainda mais: O que esperar do Mirassol para o Brasileirão?

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·28 Januari 2026

Depois de ser a maior surpresa do Campeonato Brasileiro em 2025, o Mirassol promete manter o sarrafo alto para colecionar ainda mais sucesso em 2026. Mesmo com a saída de alguns dos principais destaques, o Leão manteve a sua base, foi atrás de reforços e contou com a permanência de Rafael Guanaes para fazer outra boa temporada. Essa é a expectativa, mas afinal, o que esperar do Mirassol neste ano?
O Brasileirão nunca havia visto um estreante brilhar tanto. Desacreditado, o Mirassol contrariou todos os prognósticos do início do torneio e terminou o Brasileirão na quarta colocação, garantindo, inclusive, uma vaga direta na Libertadores, outro fator inédito para o clube (e para um estreante).
Nomes importantes da campanha como Danielzinho, Chico da Costa, Jemmes e Gabriel deixaram a equipe do interior, enquanto outros ainda podem sair, como é o caso de Lucas Ramon. Em resposta, o clube teve de se movimentar no mercado de transferências para repor essas saídas.
Everton Galdino, Igor Formiga, Rodrigues, Eduardo, Galeano, Willian Machado, Igor Cariús, Denilson, Lucas Oliveira, Lucas Mugni, Nathan Fogaça, Yuri Lara, André Luís e Rodrigo Rodrigues foram contratados. Para Rafael Guanaes, foi necessário inteligência no mercado, a fim de manter o alto nível e aumentar a rotatividade do elenco.
"A gente precisa ser muito criativo. O clube aqui já tem ao longo dos anos a sua forma de contratação. A sua forma de operar em relação ao mercado. Não só operar, mas avaliar bem aquilo que são os jogadores que tem o perfil para o modelo de jogo do Mirassol. Um modelo de jogo que a partir da minha gestão também, gestão de campo, que foi criado agora em 2025, e que é aquilo que a gente tá projetando para 26", disse o comandante, em exclusividade à oGol.
Rafael Guanaes despistou o interesse de grandes clubes brasileiros, como o Botafogo, para seguir comandando o projeto leonino em uma temporada ainda mais difícil do que 2025. Serão quatro competições para a equipe disputar em 2026 (Paulista, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores).
"O compromisso com o nosso torcedor e com o clube é sempre da gente fazer o nosso melhor, trabalhar com muita intensidade. É o que eu quero. Quero buscar melhorias. Eu quero que o Guanaes de 2026 seja melhor que 2025. Que o time do Mirassol de 2026 seja melhor que 2025", pontuou o comandante.
O primeiro desafio de 2026 para o Mirassol foi o Campeonato Paulista. Formado no estado, Guanaes nunca havia disputado a primeira divisão, e tem o trabalho de efetivar o Leão como um dos protagonistas da elite estadual, mas o começo foi levemente sinuoso.
Na primeira rodada, o clube do interior impressionou. O combatente era o São Paulo, mas os comandados de Rafael Guanaes não tomaram conhecimento. O Mirassol aplicou um estrondoso placar de 3 a 0, depois de dominar o Tricolor Paulista, para começar 2026 com o pé direito.
O roteiro de um Leão "bicho papão" do estado, porém, não se manteve em ascensão. Na segunda rodada, o clube perdeu para o Primavera, por 3 a 1, e emplacou a segunda derrota consecutiva no terceiro embate, dessa vez para o Palmeiras, por 1 a 0. Logo depois, um empate sem gols e emoções contra o Bragantino marcou o quarto jogo.
A recuperação veio contra o São Bernardo, pela quinta rodada. O Leão enfrentou o Bernô, geralmente uma pedra no sapato dos grandes no Paulistão, e atropelou o clube aurinegro por 4 a 0, para voltar ao caminho das vitórias e chegar embalado para a estreia do Brasileirão, frente ao Vasco, na quinta-feira (29).
É difícil categorizar o Mirassol para 2026. A equipe fez um mercado de transferências condizente para os grandes desafios, mas um sucesso similar ao de 2025 pode não se repetir, o que é normal. A equipe de oGol colocou o Leão como um candidato à segunda metade da tabela, no podcast Na Cara d'oGol. E você, o que acha?









































