Cadete defende pilar do Sporting: "Local de nascimento não o torna inferior" | OneFootball

Cadete defende pilar do Sporting: "Local de nascimento não o torna inferior" | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·19 Mei 2025

Cadete defende pilar do Sporting: "Local de nascimento não o torna inferior"

Gambar artikel:Cadete defende pilar do Sporting: "Local de nascimento não o torna inferior"

Jorge Cadete acredita que Rui Borges fez um excelente trabalho no comando técnico do Sporting. Formado em Alcochete, o já retirado futebolista aplaude a caminhada dos verdes e brancos na conquista do bicampeonato e defende o técnico de algumas acusações que foram sendo feitas nas últimas semanas.

"Perante a supremacia do Benfica e o ciclo grande [de êxito] do Porto, foi difícil para o Sporting conseguir afirmar-se [nas derradeiras décadas]. Desportiva e financeiramente, atravessou momentos não tão elevados em termos de qualidade dos plantéis. Depois, foi bastante prejudicado pelas arbitragens em diversas épocas das décadas de 1980 e 1990, mas o que importa é o presente. O Sporting recuperou toda a sua grandeza", disse, à agência Lusa.


Video OneFootball


Para Cadete, "o Sporting escolheu um treinador com uma parte humana um pouco similar à do Ruben Amorim, apesar de ser completamente diferente a nível de comunicação e estratégia". O antigo jogador dos leões reconhece "grande mérito para  Rui Borges", defendendo o técnico de algumas acusações recentes: "não é o facto de ele ter nascido em Trás-os-Montes e em Mirandela que fará dele um treinador inferior a qualquer outro".

"O local de nascimento não traduz a qualidade da pessoa. Soube manter-se sério no trabalho e lá conduziu o barco a bom porto", afirmou, destacando as dificuldades pelas quais o técnico passou durante o ano: "Não é para qualquer equipa ter de fora quatro médios que normalmente jogavam. Vê-se nos outros campeonatos que, por norma, as grandes equipas começam a ter resultados negativos quando perdem um ou dois titulares do meio-campo, mas o Sporting suplantou isso".

Cadete deixou também elogios a Viktor Gyokeres, admitindo que o sueco "chegou, viu e venceu". "Apesar de haver a informação de que poderia sair, manteve a seriedade como profissional e continua a mostrar a sua qualidade como goleador. Todos sabemos que a cultura nórdica é completamente diferente da latina e os futebolistas que vêm de lá têm, por norma, grande poder atlético. Por vezes, isso faz a diferença", referiu, deixando um desejo: "Espero que consiga atingir dois objetivos: continuar no Sporting e lograr a Bota de Ouro europeia".

Lihat jejak penerbit