Campanha no Benfica: quem mostra o real e quem vive de narrativas | OneFootball

Campanha no Benfica: quem mostra o real e quem vive de narrativas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Hugogil.pt

Hugogil.pt

·20 September 2025

Campanha no Benfica: quem mostra o real e quem vive de narrativas

Gambar artikel:Campanha no Benfica: quem mostra o real e quem vive de narrativas

Os planos abertos e os planos fechados dizem muito sobre o que foi o arranque da campanha eleitoral no Benfica.

Rui Costa iniciou a sua campanha na Casa do Benfica de Paredes, onde, pelas imagens da imprensa e das redes, a sala estava cheia. O lema escolhido – Só o Benfica Importa – resume bem a mensagem que o atual presidente que passa desde miúdo: foco no clube.


Video OneFootball


Na mesma linha, Luís Filipe Vieira também mostrou força, com uma casa composta e, sobretudo, sem precisar de planos fechados para disfarçar a mobilização. Demonstrou, mais uma vez, que também arrasta muitos Benfiquistas.

Já João Noronha Lopes, o “guião ambulante”, percorreu algumas Casas do Benfica a repetir o discurso gasto que tem usado desde o início da campanha. O seu momento alto foi… a semana em que o Benfica perdeu. Nessa altura, apareceu sorridente de televisão em televisão, repetindo sempre as mesmas frases, tropeçando em contradições e gafes, mostrando que só tem palco quando o clube atravessa dificuldades.

Com a apresentação de José Mourinho no Benfica, voltou a desaparecer. Voltaram os bots e voluntários, sempre com a mesma estratégia: criar divisões e promover o ódio contra quem não segue a cartilha. Do lado da sua candidatura, vimos ameaças a Rui Costa e até discursos de violência em Paredes. Do lado de Vieira, assistiu-se à manipulação de vídeos de sócios emigrantes que apenas pedem uma coisa simples: poder votar. Algo que Noronha continua a recusar.

Enquanto uns enchem salas em planos abertos, outros fecham câmaras para fingir multidões. Precisam de glórias e de narrativas artificiais para mostrar alguma mobilização. A diferença é clara para quem quer ver: de um lado está quem mostra o Benfica real, do outro quem esconde atrás de voluntários, bots e insultos.

Lihat jejak penerbit