Campeão do Brasileirão e da Libertadores, Filipe Luís fica atrás de Abel Ferreira em ranking de melhor técnico do mundo | OneFootball

Campeão do Brasileirão e da Libertadores, Filipe Luís fica atrás de Abel Ferreira em ranking de melhor técnico do mundo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·22 Desember 2025

Campeão do Brasileirão e da Libertadores, Filipe Luís fica atrás de Abel Ferreira em ranking de melhor técnico do mundo

Gambar artikel:Campeão do Brasileirão e da Libertadores, Filipe Luís fica atrás de Abel Ferreira em ranking de melhor técnico do mundo

Filipe Luís foi eleito o décimo melhor treinador do futebol mundial


Parece que ser vice em três competições vale mais do que vencer seis títulos em uma temporada! Afinal, nesta segunda-feira (22), a IFFHS divulgou o ranking dos melhores técnicos do mundo em 2025, com Abel Ferreira, do Palmeiras, à frente de Filipe Luís, do Flamengo.

Desde 1987, a IFFHS organiza anualmente as votações levando em consideração o ano (de janeiro a dezembro), e não a temporada. Desse modo, Luis Enrique, do PSG (FRA), ficou na primeira colocação do ranking, enquanto Filipe Luís apareceu na décima posição.


Video OneFootball


Quais os melhores técnicos do mundo em 2025?

  • Luis Enrique – PSG (FRA)
  • Enzo Maresca – Chelsea (ING)
  • Hansi Flick – Barcelona (ESP)
  • Vincent Kompany – Bayern de Munique (ALE)
  • Mikel Arteta – Arsenal (ING)
  • Antônio Conte – Napoli (ITA)
  • Simone Inzaghi – Inter de Milão (ITA) / Al-Hilal (SAU)
  • Xabi Alonso – Bayern Leverkusen (ALE) / Real Madrid (ESP)
  • Abel Ferreira – Palmeiras
  • Filipe Luís – Flamengo

Quais os números de Abel Ferreira e Filipe Luís em 2025?

Pela primeira vez desde que assumiu o Palmeiras, Abel Ferreira passou um ano sem títulos. Afinal, o time paulista foi vice em três competições: Paulista (Corinthians), Brasileirão (Flamengo) e Libertadores (Flamengo). Na temporada, foram 76 jogos disputados, com 45 vitória, 16 empates e 15 derrotas.

Por outro lado, Filipe Luís teve um ano histórico em 2025. No total, o Flamengo conquistou seis títulos: Carioca, Supercopa do Brasil, Brasileirão, Libertadores, Dérbi das Américas e Challenger Cup. Além disso, em 78 jogos disputados, o Rubro-Negro somou 49 vitórias, 18 empates e 11 derrotas.

Como está a situação de Filipe Luís?

O Flamengo, agora, está focado em renovar o contrato de Filipe Luís, válido até o fim de 2025. Neste momento, as partes possuem conversas em andamento, e o Rubro-Negro ofereceu um novo acordo com vínculo até dezembro de 2027. Contudo, o Mengão ainda não resolveu a questão salarial.

Assim sendo, Flamengo e Filipe Luís terão uma nova reunião nesta semana que será virtual, visto que o treinador está aproveitando férias na Espanha. Apesar de não ter pressa na negociação, o Mengão tenta acertar a renovação antes do final do ano.

Lihat jejak penerbit