Zerozero
·20 Desember 2025
CAN passa a disputar-se a cada quatro anos a partir de 2028

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·20 Desember 2025

O CAN, a maior competição de seleções no continente africano, vai passar a realizar-se de quatro em quatro anos, em vez de dois em dois como tem vindo a ser feito desde 1968, com a exceção da edição de 2013, em que a prova passou a disputar-se em anos ímpares. O anúncio foi feito por Patrice Motsepe, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Segundo o dirigente, esta mudança prende-se com a vontade de reestruturar o futebol em África e ter um «calendário mais harmonizado com o resto do mundo». A alteração foi comunicada aos jornalistas, este sábado, na véspera do jogo de abertura da 35ª edição da prova, que se vai realizar em Marrocos.
«Em 2027, iremos para a Tanzânia, Quénia e Uganda (os três países anfitriões) e a próxima CAN terá lugar em 2028. Sob este acordo, o CAN passará a ser realizado a cada quatro anos», anunciou o líder da CAF.
Foi ainda revelado que irá ser criada uma competição semelhante à UEFA Nations League, disputada anualmente, que está prevista para começar em 2029: «Após o Mundial de Clubes da FIFA em 2029, teremos a primeira Liga das Nações Africanas com mais prémios em dinheiro, mais recursos, mais competição.»









































