CBF anuncia implementação experimental de sistema de desafio na Copa do Brasil Feminina | OneFootball

CBF anuncia implementação experimental de sistema de desafio na Copa do Brasil Feminina | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·20 September 2025

CBF anuncia implementação experimental de sistema de desafio na Copa do Brasil Feminina

Gambar artikel:CBF anuncia implementação experimental de sistema de desafio na Copa do Brasil Feminina
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na última quinta-feira, 18, a implementação experimental do Football Video Support (FVS) nas fases decisivas da Copa do Brasil Feminina 2025. A novidade permitirá que os técnicos solicitem revisões em vídeo durante os jogos a partir das quartas de final. O Corinthians, que venceu o Juventude por 3 a 0 na última quarta-feira, já está entre os oito classificados.

Diferente do VAR, o novo sistema não possui árbitros em cabines externas acompanhando o jogo em tempo real. A checagem será acionada exclusivamente pelos técnicos das equipes, que deverão entregar um cartão de desafio ao quarto árbitro. Os lances revisáveis permanecem os mesmos do protocolo anterior: gols, decisões de pênalti, cartões vermelhos diretos e erros de identidade. O árbitro central analisará os lances em um monitor à beira do campo, com o suporte técnico do quarto árbitro.


Video OneFootball


Gambar artikel:CBF anuncia implementação experimental de sistema de desafio na Copa do Brasil Feminina

Foto: Reprodução/CBF

O FVS será aplicado pela primeira vez por uma associação nacional, após testes realizados pela Fifa nos Mundiais Femininos Sub-17 e Sub-20. Para fins de avaliação, o sistema será utilizado em dez partidas, incluindo quartas de final, semifinais e finais da Copa do Brasil, além de jogos da Copa Paulista, com apoio da Federação Paulista de Futebol. Para isso, a Comissão de Arbitragem da CBF convocou 17 árbitras e assistentes aptas a atuar nas ocasiões.

Segundo Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, a iniciativa busca aumentar a transparência e reforçar a credibilidade das decisões. O dirigente destacou que o treinamento já foi realizado com os técnicos classificados.

“Uma vez cedido aos treinadores, às equipes, o direito de solicitar esta checagem, nós passamos a analisar tecnicamente com a propriedade, conhecimento, experiência que o árbitro tem, e a partir daí a sua decisão passa a ser até mais respeitada, que é o que a CBF espera no final: a lisura do futebol”, explicou.

A medida chega após críticas recentes do Corinthians à arbitragem da final do Brasileirão Feminino contra o Cruzeiro, contestando a não expulsão da atacante Byanca Brasil no duelo de ida, em Belo Horizonte, após cotovelada na zagueira Érika, que resultou apenas em cartão amarelo. O episódio aumentou a pressão sobre a CBF para liberar os áudios completos do VAR.

Enquanto aguarda a definição do adversário nas quartas de final da Copa do Brasil Feminina, o Timão segue focado no Campeonato Paulista. Neste sábado, 20, às 11h, as Brabas recebem o Santos, também na Fazendinha, pela primeira fase da competição estadual.

Veja mais:

Gambar artikel:CBF anuncia implementação experimental de sistema de desafio na Copa do Brasil Feminina

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Lihat jejak penerbit