Revista Colorada
·2 Desember 2025
CBF confirma plano para mudar drasticamente a arbitragem em 2026

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·2 Desember 2025

Assim como ocorreu em todas as edições anteriores, o Campeonato Brasileiro de 2025 está sendo marcado por diversas polêmicas de arbitragem. Em praticamente todas as rodadas da competição nacional os juízes cometem erros ou decisões interpretativas com participação direta do VAR, até mesmo em jogadas onde a recomendação é não intervir.
Diante deste cenário de muitas críticas e reclamações de todos os clubes do país, a CBF tomou uma importante decisão. Durante um evento ocorrido na última segunda-feira, a entidade confirmou que o projeto de profissionalização dos árbitros está avançando e já pode ser colocado em prática na próxima edição do Brasileirão.
No “1º Encontro dos Executivos de Futebol”, a CBF revelou que a meta é contar com 30 árbitros considerados profissionais já na próxima temporada. Para isso, contratos estão sendo avaliados e negociados, visando uma máxima exigência e foco total na carreira de juiz para os profissionais da área, sem um “segundo emprego”.
Para isso, o programa de profissionalização prevê o pagamento de um salário fixo mensal aos árbitros, além de um bônus com base nas partidas que forem comandadas. A tendência é que esses vínculos tenham validade de uma temporada, com o desempenho dos profissionais sendo avaliadas ao final de cada ano.
Para completar, a meta é a realização de uma rotina semanal de treinamentos para os 30 árbitros que assinarem um contrato profissional. Desta forma, eles também vão receber acompanhamento psicológico, de preparação física e também de uma nutricionista, para garantir a plena capacidade de exercer a profissão.









































