
Central do Timão
·23 Agustus 2025
CBF oficializa mudanças em datas do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·23 Agustus 2025
No início da noite deste sábado, 23 de agosto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou em seu site oficial mudanças no calendário de 2025 do futebol brasileiro. A entidade máxima da modalidade nacional optou por adiantar as datas das últimas rodadas do Brasileirão e mudanças em datas da Copa do Brasil.
Diante disso, os atletas dos clubes da Série A terão férias antecipadas e, consequentemente, um maior tempo de preparação para o início da temporada 2026. Segundo informações publicadas pela CBF, as rodadas 27, 29, 31 e 33 serão realizadas nos dias 5 e 19 de outubro; 2 e 9 de novembro. Anteriormente, tais datas estavam programadas para a disputa das semifinais e final da Copa do Brasil.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Com isso, a rodada final do Campeonato Brasileiro será disputada no dia 7 de dezembro. Originalmente, ela seria disputada no dia 21 do mesmo mês. Além disso, as fases finais da Copa do Brasil serão realizadas nos dias 10, 14, 17 e 21 de dezembro, inicialmente programadas para a disputa do Brasileirão.
Há uma possibilidade do dia 26 de novembro ser utilizado para os jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil. Neste momento, o Alvinegro está nas quartas de final e enfrentará o Athletico-PR nos dias 27 de agosto e 11 e setembro. Em relação ao Brasileirão, a antecipação das datas busca favorecer uma possível participação de um clube brasileiro no Intercontinental da Fifa.
Confira abaixo a nota oficial da CBF na íntegra:
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu ajustes nas tabelas das duas maiores competições nacionais masculinas de clubes.
A principal alteração envolve trocas de datas entre a Série A do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O objetivo é antecipar o encerramento do Brasileirão, evitando conflitos de datas e favorecendo uma eventual participação de clube do país na Copa Intercontinental da FIFA, em dezembro.
Segundo a nova programação, as rodadas 27, 29, 31 e 33 da Série A serão realizadas nos dias 5 e 19 de outubro, 2 e 9 de novembro, datas que originalmente estavam reservadas para as semifinais e finais da Copa do Brasil.
Assim, a rodada final do Brasileirão será no dia 7 de dezembro, garantindo disponibilidade de calendário para a estreia do representante da CONMEBOL na Copa Intercontinental no dia 10, sem conflitos com a principal competição nacional. A medida ainda possibilitará antecipação de férias para grande maioria de clubes, atletas e demais membros da comunidade do futebol brasileiro.
Com esse ajuste, os jogos decisivos da Copa do Brasil foram transferidos para dezembro, ocupando os dias 10, 14, 17 e 21 de dezembro, datas que antes estavam destinadas a partidas do Campeonato Brasileiro. Ainda existe a possibilidade de utilizar a data de 26 de novembro para jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil.
Ao ajustar seu calendário dessa forma, a entidade demonstra sensibilidade às demandas globais e reforça o protagonismo do Brasil no cenário esportivo mundial, viabilizando a eventual participação de um clube brasileiro na Copa Intercontinental da FIFA, sem conflitar com o calendário nacional, o que também favorece preparação e planejamento.
Além disso, a medida permitirá mais descanso aos atletas no final do ano e mais tempo de preparação das equipes para a temporada de 2026, o que poderá proporcionar melhores níveis técnico, físico e esportivo na temporada que vem, consolidando o compromisso com o desenvolvimento do futebol brasileiro.
Por fim, a alteração aproxima as datas das partidas finais da Copa do Brasil, que serão disputadas em sequência, assegurando a máxima visibilidade e exposição dos jogos, e, consequentemente, a valorização do produto, que encerrará o Calendário do Futebol Brasileiro em 2025.
Veja Mais:
Goleiro do Corinthians aparece pela segunda vez em lista de pré-convocados para a Seleção Brasileira