CBF recebe autorização da Fifa para divulgar áudios do VAR sem revisão | OneFootball

CBF recebe autorização da Fifa para divulgar áudios do VAR sem revisão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·9 Oktober 2025

CBF recebe autorização da Fifa para divulgar áudios do VAR sem revisão

Gambar artikel:CBF recebe autorização da Fifa para divulgar áudios do VAR sem revisão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma importante mudança na divulgação dos áudios do VAR. A entidade informou nesta quarta-feira (8) que recebeu autorização da Fifa para publicar os diálogos de lances que não tiveram revisão no monitor. A medida, que busca mais transparência, ocorre dias após a forte pressão do São Paulo por conta da arbitragem no clássico contra o Palmeiras no último domingo (05).

A nova regra permitirá que o público tenha acesso aos áudios e vídeos de “lances sem revisão protocolar”. Segundo a CBF, a entidade disponibilizará o material em até 24 horas após o término das partidas. Contudo,  ela não informou se a medida será retroativa, o que possibilitaria a divulgação das conversas do polêmico Choque-Rei.


Video OneFootball


A pressão do São Paulo, aliás, foi o estopim para a mudança. O clube se considerou muito prejudicado na derrota para o Palmeiras e foi à autoridade máxima do nosso futebol para ouvir os áudios. A diretoria tricolor reclamou de um pênalti não marcado em Tapia e de uma não expulsão de Andreas Pereira. Em reunião, a Comissão de Arbitragem teria admitido o erro no lance do pênalti.

Gambar artikel:CBF recebe autorização da Fifa para divulgar áudios do VAR sem revisão

Momento do pênalti não marcado – Foto: Reprodução de vídeo

Consulta à Fifa buscou aumento da credibilidade

O presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou que a medida faz parte de um plano de ação para melhorar a arbitragem e que mais novidades virão.

“Ampliamos agora a divulgação dos áudios, em nome da transparência. Vamos anunciar outras melhorias nas próximas semanas”, declarou o dirigente.

O chefe da comissão de arbitragem, Rodrigo Cintra, explicou que a consulta à Fifa foi feita para aumentar a credibilidade das competições.

“Nessa consulta argumentamos que apresentar as checagens de grande impacto, mesmo sem ida do árbitro à cabine, reforçaria a integridade de nossas competições. Recebemos a liberação, para fins de instrução e transparência”, esclareceu Cintra.

Browser ini tidak didukung, silakan gunakan browser lain atau instal aplikasi

video-poster

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: BlueskyThreadsTwitterInstagram e Facebook.

Lihat jejak penerbit