Ceferin e as equipas russas nas competições europeias: «A posição da UEFA é clara e não mudou» | OneFootball

Ceferin e as equipas russas nas competições europeias: «A posição da UEFA é clara e não mudou» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·12 Februari 2026

Ceferin e as equipas russas nas competições europeias: «A posição da UEFA é clara e não mudou»

Gambar artikel:Ceferin e as equipas russas nas competições europeias: «A posição da UEFA é clara e não mudou»

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, manteve-se firme na decisão de excluir os clubes russos das competições europeias. O dirigente máximo do organismo regulador do futebol europeu discursou, esta quinta-feira, no 50º Congresso, em Bruxelas.

«A posição da UEFA é clara e não mudou. Não comento o que a FIFA faz ou os governos dizem. O mundo muda. Veremos o que o futuro nos reserva. A posição da UEFA permanece inalterada», disse o esloveno, que se revelou atento à evolução da Guerra na Ucrânia e fiel à decisão tomada no início de 2022.


Video OneFootball


Estas declarações surgem na sequência de Gianni Infantino, presidente da FIFA, ter admitido, em entrevista à Sky, um levantamento parcial das sanções: «Este boicote não conseguiu nada, só criou mais frustração e ódio. Que os meninos e as meninas da Rússia possam jogar futebol em outras partes da Europa pode ajudar»

Do congresso surgiram outras decisões. Em relação às finanças da UEFA, foi aprovado o relatório e contas da época 2024/25, com um resultado líquido negativo de 46,2 milhões de euros. 

Por outro lado, foi também aprovada a criação de um prémio anual para o melhor árbitro e a melhor árbitra nas competições organizadas pela instituição. Com o objetivo de «promover o respeito» pelos árbitros e «inspirar as futuras gerações, ao destacar modelos que personificam dedicação, integridade e alto rendimento.»

Lihat jejak penerbit