CBF
·16 Januari 2026
Com apoio da CBF, FIFA realiza seminário com árbitros rumo à Copa de 2026

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·16 Januari 2026

A FIFA realiza até domingo (18) um seminário para os árbitros da Concacaf e Conmebol pré-selecionados para a Copa do Mundo de 2026. O evento acontece no hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca, com participação de 23 árbitros, entre eles os brasileiros Ramon Abatti Abel, Wilton Pereira Sampaio e Raphael Claus. O seminário teve apoio organizacional do departamento de arbitragem da CBF.
Esta é a primeira vez que a Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf) tem a perspectiva de contar com três árbitros na Copa do Mundo. Para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF (CA-CBF), Rodrigo Cintra, a realização do seminário no Brasil demonstrou o prestígio da categoria nacional e confirmou que os árbitros locais estão alinhados às diretrizes FIFA.

Ramon Abatti Abel, Wilton Pereira Sampaio, Rodrigo Cintra, Marcelo Van Gasse e Raphael ClausCréditos: Divulgação
“Foi de grande valia o seminário no Brasil, pois pudemos confirmar que estamos no caminho certo, em alinhamento com a FIFA, que foi o que buscamos desde nossa chegada em 2025. Vimos na prática o que a FIFA espera de um árbitro de futebol e, tão importante quanto, tivemos a oportunidade de conviver estes dias com as maiores autoridades do mundo da instrução e direção de árbitros”, disse Cintra.
A FIFA desembarcou com uma grande delegação para o seminário no Brasil, contando com a participação de Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Arbitragem da entidade, o vice-presidente do comitê, Hany Al Raeesi, Massimo Busacca, diretor de arbitragem, Guilherme Barbosa, líder de eventos, Jack Gale, líder de tecnologia, Jorge Luís Larrionda, instrutor para árbitros de elite, Federico Beligoy, membro do comitê de arbitragem, e Enrique Cáceres, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol.
Pelo departamento de arbitragem da CBF, participaram, além do presidente, Marcelo Van Gasse, vice-presidente da CA-CBF, e Rodrigo Joia, gerente administrativo do departamento de arbitragem.









































