Com Cruzeiro interessado no resultado, CBF escolhe árbitro mineiro para jogo do Flamengo x Grêmio | OneFootball

Com Cruzeiro interessado no resultado, CBF escolhe árbitro mineiro para jogo do Flamengo x Grêmio | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·28 Agustus 2025

Com Cruzeiro interessado no resultado, CBF escolhe árbitro mineiro para jogo do Flamengo x Grêmio

Gambar artikel:Com Cruzeiro interessado no resultado, CBF escolhe árbitro mineiro para jogo do Flamengo x Grêmio

Paulo Zanovelli comanda o jogo deste domingo (31), no Maracanã


O Flamengo briga pelo título do Brasileirão com o Cruzeiro, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não utiliza o critério das federações dos dois postulantes na hora de definir a arbitragem da competição. Afinal, nesta quinta-feira (28), a entidade escolheu o mineiro Paulo Zanovelli para comandar o jogo de domingo (31), entre Mengão e Grêmio, no Maracanã, pela 22a rodada.

Até o momento, Paulo Zanovelli, de 35 anos, apitou apenas um jogo do Flamengo no Brasileirão, na vitória rubro-negra por 2 a 1 sobre o Mirassol, também no Maracanã. O árbitro tem fama de ‘picotar’ as partidas, marcando muitas faltas. No embate com o time do interior de São Paulo, o mineiro assinalou 36 infrações (23 do Mengo e 12 dos paulistas).


Video OneFootball


PAULO ZANOVELLI TEM POLÊMICAS EM JOGOS DO FLAMENGO?

O árbitro tem duas polêmicas envolvendo o Flamengo. Em jogo contra o Ceará, no Maracanã, no Brasileirão de 2022, Paulo expulsou Gabigol nos acréscimos. O atacante sofreu falta, tentou bater rápido e se irritou com o adversário que tentou atrapalhar a ação. Porém, Gabriel não acertou o jogador cearense, apesar de movimento brusco para dar passe a Arrascaeta. O juiz não gostou e deu o segundo amarelo, no embate que acabou 1 a 1.

Já no ano passado, a atuação de Paulo Zanovelli rendeu declarações de dirigentes do Flamengo. No empate em 1 a 1 com o Bragantino, em Bragança Paulista, o juiz deu cartão vermelho após falta de Luan Cândido em De La Cruz, mas, depois de chamado do VAR, mudou para amarelo. Além disso, o Mengão reclamou de um pênalti não marcado em Luiz Araújo, que foi puxado dentro da área.

As interferências entram pelos telefones. Interferência que fala se foi ou não foi, o que acha. Essa interpretação tem que ser da pessoa que está ali na hora. Vou dar até uma sugestão: entrou no VAR lá, não pode ter celular, não pode ter nenhuma comunicação lá dentro que não for a comunicação pertinente ao trabalho —, disse Marcos Braz, então dirigente do Flamengo.

É um absurdo. O que aconteceu hoje aqui é um absurdo. A gente precisa desempenhar, merecer vencer. Eu acho que a gente mereceu um resultado melhor hoje. Se tivesse a expulsão no início do jogo, mudava completamente o jogo. O pênalti do Luiz Araújo também. Se o critério ali foi de anular a expulsão, tinha que ter dado o pênalti lá (com revisão do VAR) —, acrescentou Bruno Spindel, executivo rubro-negro da época.

QUANDO SERÁ FLAMENGO X GRÊMIO?

Com Paulo Zanovelli no comando, Flamengo e Grêmio se enfrentam a partir das 16h (horário de Brasília) do domingo (31), no Maracanã. Se tem Mengão em campo, logo, o Coluna do Fla faz a cobertura especial, com informações e vídeos no site, nas redes sociais e no YouTube.

Lihat jejak penerbit