
Palmeiras Online
·10 April 2025
Conmebol abre processo contra Palmeiras por racismo de torcedor; veja possíveis punições

In partnership with
Yahoo sportsPalmeiras Online
·10 April 2025
Após um torcedor do Palmeiras ser flagrado fazendo gestos racistas em direção à torcida do Cerro Porteño, no Allianz Parque, a unidade disciplinar da Conmebol abriu um processo contra o clube, de acordo com informações do UOL. O caso aconteceu durante a vitória do Verdão, por 1×0, nesta quarta-feira (9), pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, e o torcedor foi filmado imitando um macaco para a torcida do time paraguaio.
Com o processo aberto, o Palmeiras pode sofrer punições na Libertadores, uma vez que, mesmo que o clube identifique o torcedor e prometa tomar providências, não há impeditivos para que a causa avance no tribunal da Conmebeol.
Segundo apurações do UOL, as imagens que mostram o momento em que o torcedor faz gestos racistas em direção à torcida do Cerro já foram juntadas e, agora, o Palmeiras receberá um prazo para enviar sua defesa. As penas previstas são pagamento de multa e, eventualmente, o fechamento de algum setor do estádio em jogos como mandante.
O vídeo que circulou nas redes sociais foi gravado pelo repórter Mathias René Lugo Martínez e compartilhado no perfil do programa Fútbol Club, da rádio La Unión R800 AM.
Na manhã desta quinta-feira (10), o Palmeiras emitiu uma nota onde prometeu identificar o torcedor e tomar providências, como o bloqueio no site de venda de ingressos e a exclusão do programa Sócio Avanti, caso seja um membro. Confira abaixo a nota na íntegra.
“O Palmeiras recebeu imagens que mostram um indivíduo fazendo gestos de cunho racista em direção a torcedores do Cerro Porteño durante o jogo de ontem e, com o auxílio do sistema de biometria facial e das câmeras de vigilância do Allianz Parque, já trabalha para identificá-lo. Tão logo isso ocorra, ele será bloqueado da plataforma de compra de ingressos para os jogos do clube como mandante e também excluído do Avanti, caso seja adepto do programa. O Alviverde ainda registrará Boletim de Ocorrência para a completa apuração do caso. Não toleramos condutas preconceituosas, especialmente em nossa casa, e seguiremos empenhados em extirpar dos estádios sul-americanos toda e qualquer forma de discriminação.”
https://twitter.com/liberta___depre/status/1910300354056462670