Portal dos Dragões
·22 Januari 2026
Conquista dos três pontos deixa FC Porto com pé e meio nos oitavos de final da Liga Europa

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·22 Januari 2026

O nome do adversário não amedronta, mas o FC Porto não veio a Plzen para um passeio, mesmo sendo esta a sua estreia na quarta maior cidade da Chéquia. O frio não convida a turismo – há gelo nas estradas – e prevêem-se temperaturas muito baixas ao apito inicial, cerca de cinco graus negativos, um entrave adicional para o treinador Francesco Farioli se quiser depois brindar com a famosa cerveja local a um eventual apuramento directo para os oitavos da Liga Europa. O apoio nas bancadas será reduzido: apesar de os bilhetes terem esgotado, devido à limitada lotação da “Doosan Arena” – cerca de 11 000 espectadores – estarão pouco mais de 600 portugueses nas bancadas.
Para contrariar o frio, o FC Porto levou malas repletas de gorros, golas térmicas, collants e luvas, assim como bolsas térmicas para aquecer as chuteiras. O relvado da “Doosan Arena” é aquecido, o que o torna menos duro.
As contas não são simples porque existem demasiados cenários em aberto. A conquista dos três pontos, mesmo que não baste para carimbar o apuramento, deixará a equipa com um pé e meio nos oitavos. O treinador alertou mesmo que esta Liga Europa “está de loucos”. Se na época passada 14 pontos foram suficientes, nesta “serão precisos 16 ou 17 pontos”, afirmou. Como o FC Porto joga mais cedo, terá de aguardar pelos encontros da noite para saber em que posição ficará antes da última ronda.
Entrar nos oito primeiros e evitar o play-off a que foi obrigado em 2024/25 seria o ideal, porque daria duas semanas livres para treinar e recuperar fisicamente os jogadores. É com esse objectivo que o FC Porto procura o segundo triunfo na actual República Checa, onde não actua há quase 24 anos. Em março de 2002 perdeu (0-2) com o Sparta Praga, adversário que tinha vencido em 1999 (2-0). Na primeira visita, ainda com o país a designar-se Checoslováquia (1986), foi derrotado em Vitkovice.







































