Conselheiros da oposição do São Paulo pedem afastamento de Julio Casares após escândalo de ingressos | OneFootball

Conselheiros da oposição do São Paulo pedem afastamento de Julio Casares após escândalo de ingressos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·15 Desember 2025

Conselheiros da oposição do São Paulo pedem afastamento de Julio Casares após escândalo de ingressos

Gambar artikel:Conselheiros da oposição do São Paulo pedem afastamento de Julio Casares após escândalo de ingressos

A crise política no São Paulo segue a todo vapor nesta segunda-feira. Conselheiros deliberativos ligados ao Movimento Salve o Tricolor Paulista, grupo de oposição à atual gestão, divulgaram uma nota oficial pedindo o afastamento cautelar do presidente Julio Casares, além de outros dirigentes, após a revelação de um esquema ilegal de comercialização de ingressos e camarotes no Estádio do Morumbis.

O pedido ocorre após a divulgação de áudios, revelados pelo ge, que apontam a participação de Douglas Schwartzmann, diretor adjunto do futebol de base, e de Mara Casares, diretora cultural e de eventos e ex-esposa do presidente do clube, em um esquema de exploração irregular de ingressos durante shows realizados no estádio, entre eles o da cantora Shakira, em fevereiro deste ano. Após o vazamento do material, ambos solicitaram licença de seus cargos.


Video OneFootball


Entenda o caso

Na gravação, Douglas Schwartzmann admite que ele, Mara Casares e outras pessoas teriam obtido ganhos financeiros com o esquema. Segundo o conteúdo divulgado, Mara recebeu do superintendente do clube, Marcio Carlomagno, um camarote e passou a comercializar ingressos para o evento. Carlomagno é apontado como um dos principais nomes da atual gestão e figura próxima ao presidente Julio Casares.

O camarote envolvido no caso é o 3A, localizado no setor leste do Morumbis. De acordo com documentos internos do São Paulo, o espaço é identificado como “sala presidência” e fica em frente ao escritório do presidente do clube, fato destacado pela oposição como elemento que dificulta afastar a hipótese de conhecimento prévio da cúpula tricolor sobre o esquema.

Ainda conforme a reportagem, o direito de uso do camarote 3A foi repassado a Rita de Cassia Adriana Prado, intermediária citada na gravação. Ela ficou responsável pela exploração do espaço e pela venda de ingressos, que teriam gerado um faturamento estimado em R$ 132 mil. O acordo, no entanto, terminou em disputa judicial. Em junho, a empresa de Rita ingressou com ação na Justiça contra a Cassemiro Eventos Ltda., alegando a retirada indevida de um envelope com 60 ingressos do camarote no dia do show. Um boletim de ocorrência também foi registrado.

Nos áudios, Schwartzmann pressiona Rita a retirar a ação judicial e reconhece que o acordo foi feito “fora do padrão”, além de afirmar que o esquema era de conhecimento de Marcio Carlomagno. Em um dos trechos, ele diz que todos os envolvidos sabiam que a prática era indevida.

O que afirmam os conselheiros?

Diante desse cenário, os conselheiros do Movimento Salve o Tricolor Paulista afirmam, na nota, que é “praticamente impossível” afastar a hipótese de ciência do presidente Julio Casares sobre os fatos. Por isso, defendem o afastamento cautelar imediato do mandatário, do superintendente Marcio Carlomagno e dos demais envolvidos, incluindo Mara Casares e Douglas Schwartzmann, para garantir uma apuração “plena, independente e imparcial”.

O grupo também informou que atuará junto aos órgãos internos do clube para que todas as medidas formais sejam adotadas, respeitando o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Gambar artikel:Conselheiros da oposição do São Paulo pedem afastamento de Julio Casares após escândalo de ingressos

Foto: Divulgação / @juliocasares_sp

São Paulo se pronuncia

Em nota oficial, o São Paulo  informou que tomou conhecimento do conteúdo dos áudios por meio da imprensa e que realizará a devida apuração dos fatos. O clube confirmou que Douglas Schwartzmann e Mara Casares solicitaram licença de seus cargos e afirmou que adotará as medidas necessárias após a análise do caso.

“O São Paulo Futebol Clube informa que tomou conhecimento do conteúdo do áudio por meio da imprensa e que realizará a devida apuração dos fatos. Com base nessa análise, o Clube adotará as medidas que se mostrarem necessárias”, disse o clube.

Confira a nota dos conselheiros na íntegra:

São Paulo, 15 de dezembro de 2025

Na qualidade de conselheiros deliberativos do São Paulo Futebol Clube, tomamos conhecimento, com profunda consternação, da matéria publicada nesta data (15 de dezembro de 2025) pelo portal Globo Esporte, de autoria do jornalista Bruno Guedes.

Os dados divulgados na referida reportagem indicam o envolvimento da Sra. Mara Casares, conselheira deliberativa e diretora feminina, cultural e de eventos; e do Sr. Douglas Schwartzmann, conselheiro deliberativo e diretor adjunto do futebol de base; em esquema manifestamente vexatório de desvio de receitas oriundas da comercialização de ingressos e camarotes do Estádio do Morumbi, por ocasião de show da cantora Shakira. O atual superintendente do Clube, Marcio Carlomagno, também é citado por Douglas Schwartzmann que afirma: “ele será mandado embora, porque foi ele que concedeu camarote para a (Mara)”.

Cumpre destacar que os citados agentes ocupam cargos de elevada relevância na estrutura administrativa do Clube. A Sra. Mara Casares, inclusive, é esposa do atual Presidente da Diretoria, Sr. Julio Casares. É inegável assim que os envolvidos são pessoas próximas, pessoal e profissionalmente, do mandatário máximo do Clube.

Registra-se também que o camarote em questão a conversa gravada está localizado à frente da sala da Presidência do Clube, local físico em que o próprio Presidente Julio Casares e o Sr. Marcio Carlomagno trabalhavam diariamente.

Diante desse contexto, torna-se praticamente impossível afastar a hipótese de ciência por parte do mandatário máximo sobre tais noticiados, circunstância que impõe forma indissociável, o seu afastamento cautelar, em conjunto com seu Superintendente, dos respectivos cargos. É fundamental que a Sra. Mara Casares e o Sr. Douglas Schwartzmann sejam afastados de forma cautelar de suas posições no Conselho Deliberativo.

O objetivo do afastamento cautelar imediato dos envolvidos busca assegurar a plena, independente e imparcial apuração dos responsabilizados. Os membros do Movimento Salve o Tricolor Paulista atuarão com urgência junto aos órgãos oficiais do Clube, observando rigorosamente os trâmites formais, para que todas as medidas cabíveis sejam adotadas e os fatos sejam apurados com a seriedade, a transparência e o rigor que a Instituição e sua torcida exigem, observando o direito ao contraditório e a ampla defesa, em que pese constar do áudio a confissão, in verbis: “Então, teve negócio que você ganhou dinheiro, eu ganhei, todo mundo ganhou. Mas foi feito na confiança. Coisa errada? Errou, tem que comer com farinha.”

Atenciosamente,

Conselheiros Deliberativos do Movimento Salve o Tricolor Paulista

Lihat jejak penerbit