Conselho do Corinthians conclui ciclo de debates e prepara votação da reforma estatutária | OneFootball

Conselho do Corinthians conclui ciclo de debates e prepara votação da reforma estatutária | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·10 Februari 2026

Conselho do Corinthians conclui ciclo de debates e prepara votação da reforma estatutária

Gambar artikel:Conselho do Corinthians conclui ciclo de debates e prepara votação da reforma estatutária
  1. Por Larissa Beppler e Henrique Vigliotti | Redação da Central do Timão

O Conselho Deliberativo do Corinthians concluiu, nesta segunda-feira (9), o ciclo de debates sobre a reforma estatutária do clube, destinado ao aprimoramento das propostas contidas no anteprojeto apresentado em outubro do ano passado. O texto final será submetido à votação dos conselheiros em março e, posteriormente, à apreciação da Assembleia Geral de Sócios, em datas ainda a serem definidas.

De acordo com o cronograma do órgão, a Comissão de Reforma do Estatuto deverá apresentar publicamente o projeto revisado após o Carnaval, depois de incorporar ao texto as contribuições colhidas nas audiências públicas e na reunião realizada nesta segunda-feira.


Video OneFootball


Gambar artikel:Conselho do Corinthians conclui ciclo de debates e prepara votação da reforma estatutária

Foto: Divulgação/Corinthians

Diferentemente das dez audiências públicas realizadas anteriormente, a reunião desta noite não foi aberta a associados, representantes de torcidas, imprensa ou coletivos, mas reservada exclusivamente aos membros do Conselho. Entre trienais e vitalícios, cerca de 70 conselheiros estiveram presentes no teatro do Parque São Jorge para se atualizar sobre os principais temas debatidos nos encontros realizados desde dezembro de 2025.

A mesa foi composta pelo presidente Osmar Stabile, pelos presidentes dos órgãos de fiscalização do clube – Romeu Tuma Júnior (Conselho Deliberativo), Miguel Marques e Silva (Cori) e Haroldo Dantas (Conselho Fiscal); pelo presidente da Comissão de Ética e Disciplina Leonardo Pantaleão, além dos membros da Comissão de Reforma do Estatuto, presidida por Dalton Gioia.

Segundo apuração da Central do Timão, o presidente do Conselho Deliberativo apresentou ao colegiado os artigos que receberam mais de uma proposta de redação, com o objetivo de dar ciência aos conselheiros sobre os pontos mais sensíveis que poderão ser levados à votação caso não haja consenso. Apesar disso, não houve apreciação do mérito do texto nem definição quanto ao formato de votação.

Durante a reunião, houve um desentendimento entre o ex-diretor jurídico Vinícius Cascone e o conselheiro vitalício Rubens Gomes, o Rubão, que exigiu a intervenção de Tuma, com a interrupção temporária dos trabalhos. Integrantes da diretoria da torcida organizada Gaviões da Fiel estiveram presentes no clube, mas permaneceram do lado de fora do teatro.

Segundo Tuma, os debates travados ao longo dos últimos dois meses ajudaram a reduzir a resistência entre os conselheiros e levaram o tema a um estágio de maturidade que permite a apreciação e votação da reforma. Inicialmente prevista para 24 de novembro de 2025, a deliberação acabou sendo adiada porque o anteprojeto apresentado pela Comissão de Reforma do Estatuto, em outubro, não havia reunido apoio suficiente para ser levado ao plenário.

Foi um trabalho muito cansativo e desgastante, mas importante e relevante, especialmente neste momento, porque não se faz alteração estatutária há muitos anos. Nós precisamos mostrar para a sociedade corinthiana que nós estamos atentos e que as vozes externas ao Parque São Jorge são muito importantes para o Corinthians. Esta reforma estatutária dá a importância que este tema merece“, afirmou o presidente do CD em entrevista à imprensa.

A última reforma estatutária do Corinthians ocorreu em 2008, e o Estatuto é atualmente considerado defasado. Entre os principais pontos em debate estão a adequação do texto à Lei Geral do Esporte, a discussão sobre o voto do Fiel Torcedor e a regulamentação de uma eventual constituição de SAF no clube. O anteprojeto também propõe alterações no formato das eleições, na composição dos órgãos de fiscalização e da diretoria, entre outros aspectos. O texto completo está disponível no site oficial do clube; clique AQUI para acessar.

Veja mais:

Gambar artikel:Conselho do Corinthians conclui ciclo de debates e prepara votação da reforma estatutária

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Lihat jejak penerbit