oGol.com.br
·5 Desember 2025
Copa do Mundo 2026: entenda como funcionará o sorteio e o novo Mundial

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·5 Desember 2025

A Copa do Mundo de 2026 está marcada para começar no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, no México. Contudo, nesta sexta-feira (05), a partir das 14h (de Brasília), o torneio começa a ganhar forma com o sorteio dos 12 grupos que estarão espalhados por três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá.
Restando ainda seis vagas que serão preenchidas em março, na disputa das repescagens (serão mais quatro europeus e dois da repescagem mundial), a Fifa divulgou como estarão separadas as 48 seleções para o sorteio: serão quatro potes com 12 países em cada um deles, sendo que cada grupo terá um representante de cada pote.
Entenda melhor como vai funcionar o novo sorteio e também a nova forma de disputa da Copa do Mundo:
Os três anfitriões já conhecem seus grupos, já que vão disputar a primeira fase necessariamente jogando em casa. O México será o cabeça de chave do grupo A, o Canadá estará no B, enquanto os Estados Unidos ficará no grupo D. A definição dos outros nove países presentes no pote 1 foi feita pelo ranking da Fifa.
O ranking também é responsável pela definição dos outros potes, mas a parte mais importante acaba sendo o direcionamento que ele causará no sorteio: os quatro times melhores ranqueados (Espanha, Argentina, França e Inglaterra) ficarão em chaves opostas. Sendo assim, um encontro entre Espanha e Argentina só poderá acontecer em na final.
Cada grupo terá apenas um representante de cada confederação, exceto da Uefa, que tem o limite de duas seleções europeias por grupo (já que terão 16 representantes). Os grupos também já possuem uma pré-configuração, definindo a ordem que o representante de cada pote estará dentro da chave, já definindo assim a ordem dos duelos, além de local, data e demais detalhes da tabela.
Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coréia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Egito, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul;
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, as quatro seleções da repescagem europeia, e as duas seleções da repescagem mundial.
Vale destacar que as possibilidades de classificados nas repescagens também já foram pré-determinados: cada vaga europeia no sorteio tem quatro possíveis ocupantes (a vaga A, por exemplo, será de Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia), enquanto existem três possibilidades para cada uma das vagas da repescagem mundial (Nova Caledônia, Jamaica ou República Democrática do Congo na vaga 1, Bolívia, Suriname ou Iraque na vaga 2).
Depois de várias edições com o formato de 32 seleções, a nova forma de disputa traz algumas características diferentes para aprendermos. Agora serão 12 grupos com quatro equipes sendo que as duas melhores de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para o mata-mata.
Em caso de empate em pontos, a definição dos classificados terá os seguintes critérios de desempate (na ordem): confronto direto (em caso de seleções do mesmo grupo); saldo de gols; gols marcados; cartões e, por fim, o ranking da Fifa.
Com mais seleções teremos mais jogos: ao invés dos 64 que estávamos acostumado, serão 104 jogos na Copa de 2026, sendo que o campeão agora terá que disputar oito partidas, e não mais sete, já que teremos uma rodada a mais no mata-mata.
Com a abertura marcada para o dia 11 de junho, a fase de grupos se estenderá até o dia 27. A segunda fase começa com a disputa dos 16 avos de final entre os dias 28 de junho e 3 de julho. As oitavas acontecerão entre 4 e 7 de julho, com as quartas entre os dias 9 e 11. As semifinais acontecerão nos dias 14 e 15.
No dia 18 de julho, em Miami, teremos a decepcionante disputa pelo terceiro lugar, sendo que no dia seguinte, no MetLife Stadium (que fica em East Rutherford, em New Jersey, mas é "considerada" como sendo parte da sede de Nova York), teremos a grande decisão.









































