MundoBola
·3 Desember 2025
Copinha Feminina: relembre últimas campanhas do Flamengo na competição

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·3 Desember 2025

A Copinha Feminina se consolidou rapidamente como o principal palco para as futuras estrelas do futebol brasileiro. O Flamengo, sempre protagonista, escreveu seu nome na história logo na primeira edição, mas amargou uma eliminação dolorosa na temporada seguinte.
Nesta quinta-feira (4), o Mengão estreia na edição de 2025, buscando repetir o sucesso de quando foi campeão e aprender com os erros do ano passado. Relembre agora, com detalhes, as trajetórias das Meninas da Gávea nas edições de 2023 e 2024.
A primeira edição do torneio, realizada em dezembro de 2023, ficará marcada para sempre na memória do torcedor. O Flamengo entrou em campo com "sangue nos olhos" para dar o troco no rival Botafogo, que havia vencido a Copa Rio nos pênaltis um mês antes.
Na fase de grupos, o Mais Querido mostrou força desde o início. Vitória suada por 3 a 2 contra o Grêmio na estreia. Na segunda rodada, venceu por 2 a 1 o Botafogo-PB. Na última rodada, empate por 1 a 1 com o Santos, garantindo a liderança do grupo e a vaga no mata-mata.
A semifinal foi um teste para cardíacos contra o São Paulo. Em um jogo de seis gols, o empate por 3 a 3 persistiu no tempo normal. Nos pênaltis, brilhou a estrela da goleira Isa Cruz, que defendeu uma cobrança e garantiu a vitória por 4 a 1.
No dia 17 de dezembro de 2023, a finalíssima colocou frente a frente Flamengo e Botafogo. Após um primeiro tempo tenso e sem gols, o Mengão decidiu na etapa final, com gols de Mariana Fernandes e Pimenta.
Na segunda edição do torneio, realizada no fim de 2024, o Flamengo chegou como o time a ser batido. A primeira fase foi impecável, mas um adversário indigesto interrompeu o sonho do bi.
No Grupo C, o Rubro-Negro teve 100% de aproveitamento, ostentando o melhor ataque e a melhor defesa da competição até então:
Goleada na estreia, enfiando 4 a 0 no Minas Brasília. Em seguida, massacre de 7 a 0 sobre o Botafogo-PB. Na última rodada da fase de grupos, venceu por 2 a 0 e eliminou o Palmeiras.
Nas quartas, o adversário foi a tradicional Ferroviária. As Meninas da Gávea saíram atrás, buscaram o empate ainda na primeira etapa, mas acabaram sofrendo um gol na etapa final e sendo eliminadas.
O campeão da edição de 2024 foi o Fluminense, que derrotou o Internacional nos pênaltis após empate sem gols.
O Flamengo, primeiro campeão da história da Copinha Feminina, inicia nesta semana a caminhada em busca do segundo título da principal competição de base do país.
A equipe Sub-20 do Rubro-Negro está no Grupo A, batizado ecologicamente de "Pau-Brasil", e terá pela frente um grande desafio interestadual logo na primeira fase.
Todos os jogos da chave serão disputados no Estádio do Ceret, em São Paulo. O grande teste para as Meninas da Gávea será o duelo contra o Corinthians, uma das maiores potências da modalidade. Completam o grupo o Criciúma e o Aliança-GO.
O torcedor terá opções na TV fechada e no streaming para acompanhar as partidas. A estreia acontece já nesta quarta-feira (4), contra o Aliança-GO. Confira a tabela detalhada:
O formato da Copinha Feminina 2025 é tiro curto. As equipes se enfrentam em turno único dentro de seus grupos.
Classificam-se para as quartas de final os 5 líderes de cada chave, além dos 3 melhores segundos colocados na classificação geral. Quartas, semi e final serão disputadas em jogo único. A tecnologia do árbitro de vídeo estará disponível na grande final.
A edição de 2025 traz uma iniciativa sustentável curiosa. Cada grupo recebeu o nome de uma árvore nativa (o do Flamengo é o Grupo Pau-Brasil). Além disso, a organização do torneio prometeu que, a cada gol marcado durante a competição, uma nova árvore será plantada.









































