
Central do Timão
·30 Juli 2025
Corinthians aposta no histórico vencedor de Dorival Júnior para superar rival na Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·30 Juli 2025
Nesta quarta-feira, 30, o Corinthians inicia sua luta por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil diante do arquirrival Palmeiras. O grande trunfo do Timão para avançar no torneio é o técnico Dorival Júnior, que tem um dos currículos mais vitoriosos da história da competição.
Dorival já conquistou a Copa do Brasil em três ocasiões: 2010, com o Santos; 2022, com o Flamengo; e 2023, à frente do São Paulo. Esses títulos fazem do treinador, ao lado de Mano Menezes, o segundo maior campeão do torneio – ambos com três conquistas – atrás apenas de Luiz Felipe Scolari, que levantou a taça quatro vezes (1991, 1994, 1998 e 2012).
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Ao longo de sua trajetória, Dorival Júnior comandou 78 partidas na Copa do Brasil, com um impressionante retrospecto: são 51 vitórias, 15 empates e apenas 12 derrotas. Em confrontos de mata-mata, classificou-se em 38 oportunidades (incluindo os três títulos) e foi eliminado apenas seis vezes. Ele também tem um vice-campeonato no currículo.
Um detalhe curioso é que a última derrota de Dorival na competição foi justamente contra o Corinthians. Na semifinal de 2023, o Timão, então treinado por Vanderlei Luxemburgo, venceu por 2 a 1 na ida, mas acabou eliminado após derrota por 2 a 0 no Morumbi. Em 2022, o técnico também bateu o Corinthians na final, então dirigindo o Flamengo.
A última eliminação direta de Dorival na Copa do Brasil aconteceu em 2016, quando comandava o Santos. Na ocasião, o time foi superado pelo Internacional, com um placar agregado de 3 a 2. Desde então, mesmo dirigindo clubes que não conquistaram o título, Dorival conseguiu sempre avançar de fase antes de deixar o comando técnico.
Já pelo Corinthians, o treinador estreou na competição com duas vitórias por 1 a 0 sobre o Novorizontino, na terceira fase. Agora, busca manter o excelente retrospecto e garantir a segunda classificação consecutiva à frente do time alvinegro.
O clássico entre Corinthians e Palmeiras acontece nesta quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena. O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, dia 6 de agosto, no Allianz Parque, também às 21h30.
Estatísticas de Dorival Júnior na Copa do Brasil:
78 jogos, 51 vitórias e 15 empates
38 classificação, seis eliminações, três títulos e um vice-campeonato
175 gols a favor e 74 gols sofridos
Veja mais: