Gazeta Esportiva.com
·6 Februari 2025
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·6 Februari 2025
O clássico contra o Palmeiras, nesta quinta-feira, terá um peso dobrado para o Corinthians. O Timão pode garantir a classificação antecipada no Campeonato Paulista se vencer o Derby válido pela sétima rodada do torneio.
A equipe do Parque São Jorge, atualmente, acumula 18 pontos e lidera o Grupo A do Estadual. O Mirassol é o segundo colocado da chave, com 15, seguido pela Inter de Limeira, com cinco, e Botafogo-SP, que detém apenas três.
Para assegurar a vaga na fase eliminatória, o Corinthians teria que, além de vencer o rival, torcer por um tropeço da Inter de Limeira contra a Portuguesa, nesta sexta-feira, no Mercado Livre Arena Pacaembu.
Desta forma, o Timão atingiria 21 pontos e não poderia mais ser ultrapassado pelo Leão ou pela equipe de Ribeirão Preto. Os comandados de Ramón Díaz, portanto, iriam garantir pelo menos o segundo lugar do grupo, o que já lhes assegura a classificação ao mata-mata.
A Inter de Limeira, em caso de empate com a Lusa, até poderia igualar a pontuação do Corinthians, mas perderia no quesito número de vitórias – primeiro critério para desempate.
Este é o único cenário que coloca o Corinthians na próxima fase do Paulistão de forma antecipada. Já em caso de vitória da Inter de Limeira sobre a Portuguesa, o time alvinegro precisaria vencer o São Bernardo no domingo, na Neo Química Arena, pela oitava rodada, para confirmar a vaga – isso, claro, contando com o triunfo no Derby.
O duelo com o arquirrival Palmeiras está agendado para as 20h (de Brasília) desta quinta-feira, no Allianz Parque. O Corinthians, na sequência, enfrentará São Bernardo (casa), Santos (casa), Portuguesa (fora) e Guarani (casa).
A classificação antecipada ajuda o planejamento da comissão técnica de Ramón Díaz, uma vez que o Timão terá pela frente o jogo contra o Universidad Central, pela fase preliminar da Libertadores, em meio às rodadas finais do Paulistão. Além disso, visando a tabela geral, a equipe teria a vantagem de decidir como mandante os duelos de mata-mata do Estadual.