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·6 Mei 2025

Corinthians vai romper com a Nike ao fim de 2025?

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Corinthians e Nike estão juntos desde 2003, possuindo uma das parcerias mais longevas do futebol brasileiro, no entanto, o casamento entre as partes parece não estar em sua melhor fase, podendo até chegar ao fim em dezembro de 2025. As últimas informações dão conta que existe um imbróglio quanto à renovação contratual em uma situação que parece se arrastar, podendo inclusive culminar em uma briga judicial.

A situação é um tanto quanto complexa, conforme explica matéria da Gazeta Esportiva, já que segundo a Fisia, que cuida da operação da Nike no Brasil, o contrato atual é válido até o fim de 2029, após a empresa acionar uma cláusula de renovação automática, no fim de 2024.


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O acionamento da cláusula no entanto, aconteceu após a Fisia não ter obtido respostas da diretoria corinthiana, após ter enviado uma carta registrada e e-mails, afirmando que gostaria de optar pela renovação.

Segundo a publicação, ambas as partes tiveram várias conversas ao longo de 2024, mas por diversos motivos, não houve avanços para encontrar um meio termo que agradasse ambos os lados.

No entanto, a atual diretoria corinthiana, presidida por Augusto Melo, entende que o contrato com a Nike expira em dezembro de 2025, pois segundo o clube, o atual contrato, assinado em dezembro de 2017, foi feito com outra empresa e por isso não reconhece a Fisia como um representante legal da empresa norte-americana no Brasil, desta forma, o Corinthians entende que a Nike perdeu o prazo para estender o vínculo automaticamente, limitando assim, o atual contrato até dezembro de 2025.

A Gazeta Esportiva afirma que a Nike não está disposta à abrir mão da renovação do contrato e estaria disposta, inclusive, a entrar na justiça para garantir o acordo.

“Novo contrato” é melhor do que o atual, mas ainda desagrada o clube

A publicação da Gazeta Esportiva ainda traz valores do contrato do Corinthians com a Nike e afirma que o novo acordo prevê bons reajustes, como um salto de 14% para 25% dos royalties em vendas de produtos oferecidos pela Nike. Como base de comparação, a matéria diz que em 2024, o clube recebeu cerca de R$ 10 milhões em royalties.

Além disso, o valor fixo passaria de US$ 3,8 milhões para US$ 6,2 milhões por temporada (o que representa cerca de R$ 35 milhões de reais aproximadamente).

Para efeito de comparação com os rivais, o Palmeiras recebe cerca de R$ 50 milhões fixos da PUMA, e o Flamengo cerca de R$ 70 milhões fixos, em ambos os casos ainda há gatilhos que melhoram os valores, através de bônus e royalties. No caso do Verdão as cifras podem chegar a R$ 60 milhões e no do rubro-negro, a casa dos R$ 90 milhões. Com a renovação, as cifras corinthianas chegariam ao máximo aos R$ 50 milhões, juntando valor fixo e royalties. Esta disparidade nos valores praticados no mercado, não é aceita pela diretoria corinthiana, que acredita que o clube tem potencial para estar entre os maiores contratos do futebol brasileiro.

Clube negocia com nova fornecedora?

Segundo a publicação da Gazeta, o próprio contrato com a Nike, prevê redução de investimentos, caso o Corinthians afirme abertamente que tem negociações com outras empresas, até por isso, o clube tem uma grande cautela em relação à esse tema. No entanto, há indícios de que a diretoria do clube tem agido nos bastidores para ouvir o mercado e entender se seria possível buscar uma nova marca para 2026.

Pressionado por contas de investigações envolvendo o patrocínio máster com a VaideBet e também por conta da reprovação das contas de 2024, o presidente Augusto Melo tem sido pressionado e corre o risco de sofrer um impeachment, por conta do aumento das dívidas, que já passa de R$ 2,5 bilhões, segundo último balanço. No entanto, nesta segunda-feira (5), reuniu alguns jornalistas para esclarecer os números do primeiro ano de sua gestão e deixou no ar, que está prestes a anunciar um acordo bilionário, que ajudaria o clube a equacionar suas dívidas.

Essa “promessa” feita por Melo, foi divulgada por Henrique Manfio, da Identidade Corinthiana, que afirma que segundo sua apuração, se trata de negociações para uma nova fornecedora de material esportivo, com valores que podem chegar à R$ 1 bilhão.

Nas redes sociais, os torcedores especulam que essa nova fornecedora poderia ser a Adidas, que desde a saída do São Paulo FC, em 2024, não tem nenhum clube paulista em seu rol de patrocinados. A PUMA, que é outra fornecedora que teria “tamanho” para um investimento bilionário, também é lembrada pelos torcedores, muito por ser patrocinadora do camisa 10 do Timão, Memphis Depay, no entanto, a marca acabou de renovar com o Palmeiras, e a chance de fechar com um rival, investindo mais dinheiro do que paga ao alviverde, é quase nula. Outra possibilidade ainda, seria essa novidade ser um novo acordo com a própria Nike, mas para isso acontecer, seria necessário um entendimento entre as partes, para cancelar a renovação automática e celebrar um novo contrato.

Na semana passada, a Nike apresentou a nova camisa titular do Corinthians, e deve revelar na semana que vem, a camisa reserva. Ambas celebram os 25 anos do Mundial de 2000, conquistado sobre o Vasco da Gama no Rio de Janeiro. Está prevista ainda, uma terceira camisa, que terá como base, a reedição do template Total 90, que a marca trará para suas principais equipes globais.

Para 2026, a Nike já tem acordo com o Atlético Mineiro e com o Vasco da Gama, além de ter renovado recentemente com Seleção Brasileira, até 2038.

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