Jogada10
·22 Januari 2025
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·22 Januari 2025
Na tarde desta terça-feira (21), Léo Batista foi velado e sepultado em Cordeirópolis, sua cidade natal, no interior de São Paulo. O jornalista, apresentador e locutor morreu no último domingo (19), devido à complicações de um tumor no pâncreas, aos 92 anos.
O velório teve seu encerramento por volta das 16h20 (de Brasília), e o sepultamento aconteceu às 16h50, no Cemitério Municipal. Assim, Léo Batista foi sepultado ao lado dos pais e da irmã.
Para prestar as últimas homenagens, familiares e fãs se reuniram. Um admirador em especial viajou cerca de 70 quilômetros para se despedir. É o caso do motorista Júlio César Levino Rodrigues, que foi de Campinas até Cordeirópolis.
“Eu vim exclusivamente pra esse velório. Sou muito fã dele desde a época da zebrinha, que ele falava ‘coluna do meio’, ‘coluna 1’ […] Eu tô emocionado, eu fico emocionado. Então, eu vim exclusivamente de Campinas pra esse velório. Já tirei foto, mandei pra minha mãe, minha família, e estou emocionado. Agora eu vou pro cemitério ver o sepultamento”, disse ao g1.
Nascido no dia 22 de julho de 1932, João Baptista Belinaso Neto chegou na Globo em 1970. Em seus mais de 70 anos de carreira, se tornou um ícone da comunicação ao participar da cobertura de 13 edições de Copas do Mundo, além de outras 13 de Jogos Olímpicos.
O comunicador ganhou um documentário do SporTV em junho de 2022, denominado justamente ‘A Voz Marcante’. A Globo exibiu o especional na noite do último domingo (19) após a edição do BBB 25.
No entanto, antes de chegar à emissora da qual nunca mais saiu, Léo Batista trabalhou como garçom na pensão de propriedade de seu pai e depois se aventurou no rádio. Tornou-se funcionário da Rádio Globo aos 20 anos, após se mudar para o Rio de Janeiro em busca de avanços na vida profissional. Lá, exerceu funções de redator, locutor e narrador esportivo, além de ter anunciado a morte do presidente Getúlio Vargas, em 1954.
Além de cobrir os principais eventos esportivos do mundo, o locutor também narrou desfiles de escolas de samba. Depois, tornou-se o primeiro apresentador do Jornal Hoje até chegar ao Globo Esporte em 1978 e, posteriormente, em 1973, ao Esporte Espetacular.