oGol.com.br
·12 Oktober 2025
Criciúma supera o América Mineiro para voltar a vencer e garantir G4

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·12 Oktober 2025
Depois de três rodadas sem vencer e tendo ameaçada sua vaga no G4 da Série B, o Criciúma conseguiu dar uma resposta nesse domingo, 12, ao vencer o América Mineiro, por 2 a 1, em casa. O Tigre chegou a 53 pontos e subiu para o segundo lugar. Já o Coelho, com 37 pontos, fica no 14º lugar.
Debaixo de forte chuva, o Criciúma se impôs como mandante e já finalização em boa quantidade desde os minutos. No primeiro chute no alvo, Jean Carlos recebeu nas costas da defesa, chutou forte, mas no meio e o goleiro Gustavo pegou. Aos 13, nova blitz do Tigre perto da área e uma sequência de chances de finalização no bate rebate, sem maior sorte.
O América Mineiro até conseguiu ter a bola e arriscar de fora da área, mas sem levar grande perigo. O Criciúma ficou no quase aos 18, quando Léo Naldi se jogou para completar cruzamento e Gustavo fez a defesa com o peito. A dinâmica da partida seguiu assim por muito tempo, com o Coelho tendo posse de bola improdutiva e o Tigre mais objetivo.
Uma finalização mais perigosa do Amética só aconteceu aos 38, quando Lucão desviou de cabeça dentro da área e a bola foi para fora. Já o Criciúma diminuiu seu ímpeto ofensivo na reta final do primeiro tempo e até arriscou de longa distância, mas sem mandar tão perto da meta mineira, O duelo foi para o intervalo com o zero no placar.
O Criciúma começou o segundo tempo no campo de ataque, em busca do primeiro gol da partida. Aos 5, Diego Gonçalves fez grande jogada individual pela esquerda, teve tudo para abrir o placar, mas isolou a finalização. Aos 17, o atacante do Tigre arriscou de longe ao ver o goleiro adiantado, mas Gustavo se recuperou e espalmou em grande defesa.
A segunda etapa já estava mais movimentada e com o Criciúma pressionando. O gol saiu aos 19, quando Jonatha Robert cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Jonathan foi fatal em cabeçada para baixo. 1 a 0.
A dinâmica do jogo mudou e o América precisou pressionar. O Coelho não demorou a reagir e devolveu na mesma moeda. Aos 29, Titi Ortiz bateu escanteio da esquerda e o zagueiro Ricardo Silva escorou no canto oposto para empatar.
Mas o Criciúma respondeu rapidamente. Aos 31, João Carlos recebeu na área, limpou a marcação e rolou para o meio, onde Diego Gonçalves bateu de primeira no cantinho e desempatou. O jogo ficou animado e nervoso para a reta final. Aos 40, Diego Gonçalvez teve a chance de matar ao cabecear completamente livre, mas acertou a trave.
Os últimos minutos foram de ataque contra defesa, com o América acelerando no desespero em busca do empate e o Criciúma completamente retracado. O Coelho não conseguiu criar grandes jogadas de ataque e o apito final confirmou a vitória do Tigre.