Zerozero
·20 Mei 2026
Cruzeiro, de Artur Jorge, e Boca Juniors anulam-se em jogo polémico

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·20 Mei 2026

Na quinta jornada da Taça Libertadores, o Cruzeiro - de Artur Jorge - não foi além de um empate frente ao Boca Juniors, que dominou e foi superior durante todo o encontro. Otávio Costa foi o grande herói da turma brasileiro, impedindo que o resultado tomasse proporções diferentes num duelo polémico e marcado pelas fortes críticas argentinas à arbitragem.
Em relação ao duelo, a turma argentina foi superior e utilizou a seu favor o incrível ambiente que se fez sentir no mítico Bombonera para pressionar a Raposa. Otávio Costa foi chamado a intervir por diversas ocasiões desde cedo, mas tudo foi afastando... até ao minuto 16.
Isto porque o guardião brasileiro não conseguiu evitar o golo de Miguel Merentiel, que apareceu solto na zona do segundo poste, na sequência de um pontapé livre, e que encostou sem qualquer dificuldade para o fundo das redes - o keeper do Cruzeiro ainda se esticou, mas não teve qualquer hipótese.
Os pupilos de Artur Jorge tentaram responder à desvantagem, mas sem o sucesso pretendido, e o Boca continuou a dominar e a controlar daí em diante, somando diversas aproximações de perigo - Otávio Costa estava atento e foi travando os vários remates.
Já no segundo tempo, Fagner aproveitou o cruzamento rasteiro de Kaiki para rubricar o tento da igualdade à lei da bomba, com uma bela finalização de pé direito - colocou o esférico no canto inferior da baliza defendida por Leandro Brey. A turma da casa pediu a anulação do golo devido a mão do camisola '6' no decorrer da jogada, mas o juiz validou o mesmo com recurso às imagens do VAR.
Aos 68 minutos, Gerson entrou sobre Leandro Paredes com um carrinho fora de tempo e foi admoestado com um cartão vermelho, deixando o Cruzeiro reduzido a dez unidades. Os argentinos aproveitaram este momento para arriscar, levando Otávio Costa a intervir de forma recorrente e ao mais alto nível.
Num dos últimos lances do encontro, Miguel Merentiel voltou a marcar, firmando o que parecia ser o golo da vitória, mas o árbitro do embate voltou a socorrer-se do VAR para anular o lance, já que Milton Delgado controlou o esférico com o braço.
Além disso, a comitiva argentina pediu, ainda, mão de Lucas Romero no interior da área da Raposa, já para lá da hora, mas Jesús Valenzuela nada assinalou. Um final de partida impróprio para cardíacos e verdadeiramente agoniante para o Boca Juniors.
Com este resultado, o Cruzeiro de Artur Jorge continua na liderança do grupo D, com oito pontos - um a mais que a formação argentina, que aparece no segundo lugar. Univ. Católica (3.º) e Barcelona SC (4.º) ocupam os restantes postos, tendo com um jogo entre si por disputar.







































