Esporte News Mundo
·11 Juli 2025
Crystal Palace perde vaga na Liga Europa por ligação com Lyon

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·11 Juli 2025
— Continua depois da publicidade —
O Crystal Palace, atual campeão da Copa da Inglaterra, perdeu a vaga na Liga Europa e terá que disputar a Liga Conferência. A Uefa considerou que a equipe inglesa tinha o mesmo dono do Lyon, o americano John Textor, que também é dono do Botafogo.
-A presente decisão pode ser apelada junto ao Tribunal Arbitral do Esporte, de acordo com os Artigos 62 e 63 dos Estatutos da Uefa – disse o comunicado da entidade.
O órgão que comanda o futebol europeu não permite que dois clubes que tenham o mesmo dono disputem a mesma competição. Os Eagles devem recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS).
A tendência é que o Nottingham Forest fique com a vaga, deixando a Liga Conferência para ir para a Europa League da próxima temporada. Por outro lado, a Uefa vai aguardar o resultado do recurso no CAS.
O Crystal Palace tinha conquistado a vaga após ter conquistado a primeira Copa da Inglaterra de sua história, vencendo o Manchester City na final. Essa seria a primeira vez que a equipe disputará a competição.
A Uefa tinha adiado a decisão da exclusão do Crystal Palace da Liga Europa para aguardar a situação do possível rebaixamento do Lyon no Campeonato Francês, por conta de problemas financeiros. A equipe francesa teve recurso aceito e se manteve na primeira divisão da Ligue 1, a entidade rebaixou o Palace em âmbito europeu.
Time do Crystal Palace comemorando a conquista da Copa da Inglaterra (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)
John Textor vendeu suas ações do Palace no dia 22 de junho para o empresário americano Wood Johnson, dono do New York Jets, franquia da NFL. No entanto, a Uefa optou por tirar a vaga da equipe inglesa.