Portal dos Dragões
·19 September 2025
Daniel Chaves: “Queremos fazer do Olival a nossa fortaleza”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·19 September 2025
No próximo domingo, uma semana depois da expressiva vitória em Santo Tirso (4-0), a equipa feminina do FC Porto entra em campo frente ao Clube Albergaria na segunda jornada da Segunda Divisão feminina – será o primeiro encontro oficial da época a disputar como visitada (15h00, Porto Canal).
No miniestádio do Olival, com entrada gratuita, Daniel Chaves antecipa um adversário “moralizado pela vitória contra o SC Braga B”, “uma equipa que desceu no ano passado e que tem a ambição de subir novamente à Liga BPI já este ano”. Por isso, o treinador do FC Porto sublinha que “o fator a casa é sempre importante” e pede aos adeptos “que apareçam” e que apoiem as jogadoras “porque a caminhada vai ser longa, difícil e todos juntos seremos mais fortes”.
Depois de assinar um hat-trick na jornada inaugural, Cristina Ferreira afirma estar “muito motivada e sempre pronta para ajudar a equipa” e com “a máxima vontade” perante “adversárias mais agressivas e mais competitivas”. “Vai ser o primeiro jogo oficial em casa da época e é sempre especial jogar lá com o apoio dos nossos adeptos. Esperamos que apareçam em grande número porque precisamos muito deles”, acrescenta a avançada de 32 anos.
Daniel ChavesAinda o FC Tirsense“Gostei da melhoria que tivemos da primeira para a segunda parte, com mais capacidade de ter a bola e de ocupar os espaços que o Tirsense nos dava. Não estávamos preparados para enfrentar uma equipa tão defensiva, porque na pré-época não tivemos qualquer jogo nesse contexto. Precisámos de algum tempo para perceber o que devíamos fazer, foi o que fizemos na segunda parte e vai ser o que teremos de fazer contra o Albergaria, agarrados ao que vimos do jogo delas contra o SC Braga B. À partida vão dar-nos a bola, esperar por nós atrás e precisamos de ter paciência e capacidade de circulação no campo todo.”
Raio-X ao adversário“Esperamos um Albergaria moralizado pela vitória contra o SC Braga B, é uma equipa que desceu no ano passado e tem a ambição de subir novamente à Liga BPI já este ano. É uma equipa que procura muito a saída para contra-ataque e ataques rápidos através de uma das avançadas, foi dessa forma que fizeram o golo da vitória contra o SC Braga B e é isso que esperamos no jogo contra nós.”
Reforços que resolvem“Temos de ter toda a gente preparada para jogar, seja de início, seja a entrar, seja a fazer 90 ou a entrar aos 90 para jogar dois ou três minutos e ajudar a equipa a levar os três pontos. Foi isso que a Cristina (Ferreira) fez quando entrou, teve uma semana a trabalhar fora da posição, nunca fez cara feia e o que aconteceu no jogo foi fruto do trabalho dela durante a semana e os três golos foram muito bem conseguidos.”
De volta a casa“Já temos saudades de jogar no Olival, na nossa casa, com os nossos adeptos e contamos com o apoio deles. Para nós, o fator a casa será sempre importante, pela quantidade de adeptos que tivemos no ano passado e que esperamos ter novamente este ano. Jogar com as cores do FC Porto é diferente.”
A competitividade da Segunda“Com diminuição do número de equipas na Liga BPI, a Segunda Divisão tornou-se muito competitiva e, na minha opinião, a mais competitiva de sempre. Muitas equipas ambicionam subir, as que desceram e as equipas que já cá estavam e que aumentaram o orçamento para subirem. Queremos fazer do Olival a nossa fortaleza, queremos que o apoio em casa seja forte e uma ajuda muito grande, como foi no ano passado, e é isso que esperamos dos adeptos. Espero que apareçam, que nos ajudem mais uma vez porque a caminhada vai ser longa, difícil e todos juntos seremos mais fortes.”
Cristina FerreiraEm boa forma“Estou muito motivada e sempre pronta para ajudar a equipa.”
Três golos em Santo Tirso“Acho que acaba por ser normal, sendo o primeiro jogo da época, aquela ansiedade inicial. Até entrar o primeiro golo as coisas estavam ainda a carburar, mas são processos que se vão cimentando com o tempo e é sempre melhor trabalhar sobre vitórias, claro. Embora tenha sido um jogo competitivo e difícil, acabámos depois por o tornar mais fácil com o decorrer dos minutos e é isso que vamos levar para os próximos.”
Ambição coletiva“A equipa somos todas. Temos de contar com toda a gente e mesmo quem não joga de início tem de estar sempre preparado e entrar lá para dentro com a máxima vontade.”
O Albergaria“É uma equipa que está há muito tempo na Primeira Divisão, tem outras valências, está habituada a alta competição, a um ritmo mais intenso e por isso esperamos adversárias mais agressivas, mais competitivas e um jogo muito difícil contra uma equipa que seguramente vai querer continuar na boa forma em que está. Nós estamos a trabalhar bem durante a semana para não lhes facilitar a vida, principalmente sendo em nossa casa.”
Um apelo aos adeptos“Estou muito ansiosa por este regresso a casa, não só eu como as minhas colegas. Vai ser o primeiro jogo oficial em casa da época e é sempre especial jogar lá com o apoio dos nossos adeptos. Esperamos que estejam lá em grande número porque precisamos muito deles. Vai ser uma liga muito mais competitiva e precisamos deles sempre, então agora com o decorrer do campeonato vamos precisar ainda mais e gostava que eles tivessem a noção do apoio e da ajuda que são. Conto com eles e espero vê-los lá em grande quantidade no Olival.”