OneFootball
·9 Oktober 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·9 Oktober 2025
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou nesta quinta-feira (9), em Roma, que o futebol precisa “ter a mente aberta” para possíveis mudanças no calendário da Copa do Mundo.
Segundo ele, a entidade estuda realizar o torneio em meses como março ou outubro, com o objetivo de evitar condições climáticas extremas em diferentes partes do planeta.
Temos verão e inverno, e se quisermos jogar em qualquer lugar do mundo ao mesmo tempo, março ou outubro seriam boas opções. Em dezembro, não dá para jogar em uma parte do mundo, e em julho, em outra. Precisamos considerar todos esses fatores e ver como melhorar para todos
A declaração reacende o debate sobre o calendário global do futebol. A Copa do Mundo de 2022, no Catar, já havia sido realizada fora dos meses tradicionais de junho e julho, sendo disputada entre novembro e dezembro, justamente para escapar do calor intenso do Oriente Médio.
Infantino reforçou que as discussões continuam.
"Talvez existam maneiras de otimizar o calendário. Estamos debatendo. Precisamos ter a mente aberta", afirmou.
A fala ocorre em meio a preocupações crescentes sobre os efeitos das mudanças climáticas no esporte.
Um relatório recente alertou que, se nenhuma ação for tomada, a Copa do Mundo de 2026, que será disputada em Canadá, Estados Unidos e México, pode ser a última com o formato atual.
Além disso, a Copa de 2034, confirmada para a Arábia Saudita, reacendeu críticas sobre o impacto ambiental e as condições de realização em países de clima extremo.
Durante o Mundial de Clubes de 2025, seis dos 56 jogos já tiveram atrasos por alertas de clima severo nos Estados Unidos, entre eles, a partida entre Benfica e Chelsea, que chegou a ser interrompida por quase duas horas.
📸 ANGELA WEISS - AFP or licensors