Zerozero
·24 September 2025
De amarelo em amarelo: Enzo Barrenechea iguala registo que não se via há mais de dez anos na Liga

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·24 September 2025
O Benfica deixou-se empatar, na noite desta terça-feira, frente ao Rio Ave, em novo jogo a contar para a Liga Portugal Betclic. Além do resultado registado, outro ponto negativo prende-se com Enzo Barrenechea e o capítulo disciplinar em redor do argentino.
Isto porque o médio foi admoestado com um cartão amarelo nos últimos instantes do embate, alcançando, desta forma, o quinto cartão em apenas seis jornadas disputadas. Assim sendo, o reforço das águias vai cumprir suspensão na próxima jornada - frente ao Gil Vicente.
Este inusitado registo disciplinar levantou uma pertinente questão: será que Enzo Barrenechea se tornou o primeiro no principal escalão português a receber ordem de suspensão à sexta jornada devido à acumulação de cinco cartões amarelos?
Ora, com este cenário em mente, o zerozero foi em busca de respostas, com recurso à nossa recheada base de dados, e, tendo em conta os jogos disputados neste século, a resposta, numa primeira instância, revelou-se simples: não!
Isto porque o argentino igualou um feito protagonizado há mais de dez anos por... Miguel Rosa. Na temporada 2014/15, com as cores do Belenenses, o médio ex-Benfica também recebeu a quinta cartolina de cor amarela ao sexto jogo no campeonato, desfalcando, assim, os de Belém na sétima jornada da prova.
Desta forma, o feito rubricado por Enzo não é inédito, mas a indisciplina do médio coloco-a no topo em um dos parâmetros...
Ainda que Miguel Rosa seja pioneiro - pelo menos neste século - no que ao número de cartões amarelos obtidos em seis jornadas diz respeito, Enzo Barrenechea alcança o topo da lista no que toca à rapidez com que este inusitado cenário foi rubricado.
Considerando apenas o tempo regulamentar das partidas em questão, Miguel Rosa foi titular e disputou os 90 minutos nas seis jornadas inaugurais da Liga NOS 2014/15, o que perfaz um total de 540 minutos nas pernas à passagem da sexta jornada - quando foi admoestado com o quinto e penalizador cartão amarelo.
Barrenechea, por sua vez, não disputou a totalidade das partidas que iniciou ao serviço do Benfica, esta temporada, e soma atualmente 509 minutos em campo - repartidos por seis encontros.
Sendo assim, e considerando todos os embates para o campeonato realizados no século XXI, o médio argentino tornou-se o mais rápido a ter de cumprir suspensão face à acumulação de cinco amarelos.
Além de Enzo Barrenechea e de Miguel Rosa, existem dois atletas que estão presentes no cenário enquadrado, mas que escapam às contas desta investigação por um detalhe. Wendell e Sandro Cruz também receberam cinco cartões amarelos em seis jornadas, mas existe um fator que levou os dois atletas a não cumprirem suspensão na partida seguinte.
Ora, tanto o lateral ex-Gil Vicente como o defesa esquerdo ex-FC Porto foram admoestados com cinco amarelos durante as primeiras seis jornadas dos respetivos campeonatos - o angolano na época transata e o brasileiro em 2023/24. No entanto, esta estatística refere-se apenas ao ato de receber o tal número de cartões e não à suspensão que advém dessa indisciplina.
Isto porque Sandro Cruz foi admoestado por duas ocasiões no duelo inaugural, frente aos azuis e brancos, o que o afastou da segunda jornada da liga. Como o defesa tornou a desafiar as leis do jogo no capítulo disciplinar nas jornadas 3, 4 e 6, alcançou a marca dos cinco amarelos à sexta jornada, mas sem ter a necessidade de cumprir um jogo de castigo.
O mesmo aconteceu no caso de Wendell. O jogador de 32 anos também desfalcou o FC Porto logo no duelo inaugural, após receber dois amarelos em 77 minutos. O ex-dragão fez um percurso idêntico ao de Sandro Cruz neste campo e, à passagem da sexta jornada, também levava cinco cartões no bolso.
Feitas as contas - e para fechar esta análise -, Sandro Cruz apenas cumpriu suspensão devido à acumulação de cinco amarelos após ser admoestado na 9.ª jornada (foi ausência na décima), ao passo que Wendell só rubricou este registo na jornada 21 da I Liga 2023/24.