Revista Colorada
·23 September 2025
Definida data para CBF apresentar importante projeto envolvendo o Inter

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·23 September 2025
Um dos grandes debates sobre o futuro do futebol brasileiro nas últimas temporadas envolve a questão financeira. Afinal, os valores de transferências estão subindo rapidamente, o que torna a disparidade técnica entre as equipes do país muito grande. Um exemplo é o Flamengo, que gastou mais de R$ 600 milhões na última janela.
Desta forma, a CBF, em acordo com praticamente todos os clubes do Brasil, avançou nas conversas para a implementação de um fair play financeiro a partir de 2026. O objetivo é que ocorra um maior controle de gastos, para evitar o aumento das dívidas das principais equipes do Brasileirão.
Um grupo de trabalho foi criado pela CBF visando a elaboração do projeto, que deve ser colocado em prática já na próxima temporada. Além de 10 federações estaduais, 34 clubes já foram ouvidos pela entidade visando criar um modelo justo, que não prejudique, no curto prazo, os times com menor capacidade financeira.
Além disso, a tendência é de que punições ainda não sejam aplicadas em 2026. Uma série de regras deverá ser determinada para serem respeitadas pelas equipes, mas sem nenhum bloqueio em relação às contas na primeira temporada. Desta forma, a expectativa é de que todos os times consigam se adaptar ao novo modelo.
Os detalhes serão revelados no dia 26 de novembro. Segundo informações do portal “O Globo”, a CBF vai aproveitar o evento “Summit CBF Academy”, em São Paulo, para apresentar o projeto de forma oficial. Além de apresentar as regras, os consultores contratados pela entidade devem explicar os principais pontos levados em conta para a definição das exigências que serão cobradas a partir de 2026.