MundoBola Flamengo
·8 Agustus 2025
Destaques e estatísticas: como chega o Mirassol para enfrentar Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·8 Agustus 2025
Flamengo e Mirassol se enfrentam neste sábado (9), às 18h30, no Maracanã, em jogo válido pela 19ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro entra em campo depois da eliminação na Copa do Brasil com a missão de vencer para seguir na liderança da liga nacional, enquanto do outro lado terá um adversário motivado pela campanha acima das expectativas.
O Mais Querido tem 37 pontos, a mesma pontuação do Cruzeiro, e lidera pela vantagem no saldo de gols (24 a 19). Uma vitória sobre o Mirassol no Maracanã garante ao Fla o topo da tabela ao final do primeiro turno, sendo que o Rubro-Negro tem um jogo a menos que o time mineiro.
Já o Mirassol é a grande surpresa do Brasileirão até o momento. Disputando a Série A pela primeira vez, o time paulista montou um elenco recheado de jogadores experientes e está na quinta colocação na tabela. São 28 conquistados em sete vitórias, sete empates e apenas duas derrotas em 16 partidas. Assim, é o time que menos perdeu ao lado do Flamengo.
Caso vença a partida deste sábado, o Flamengo vai encerrar uma sequência invicta do Mirassol que já dura três meses. A última derrota foi para o Red Bull Bragantino no dia 5 de maio e, desde então, a equipe do técnico Rafael Guanaes acumula 6 vitórias e 3 empates (77% de aproveitamento). Série que rendeu 21 pontos e resultou no salto na tabela que aproxima o time do G4.
As projeções iniciais para a campanha do Mirassol eram de briga contra o rebaixamento, principalmente pela média de idade do elenco acima dos 29 anos e com muitos nomes já conhecidos, inclusive do Flamengo, como o meia Gabriel. Mas a realidade foi um primeiro turno de atuações sólidas, com 27 gols feitos (3º melhor ataque) e 16 sofridos (6ª melhor defesa), e bons resultados contra times teoricamente superiores.
Mas isso não deve fazer a estratégia contra o Flamengo ser diferente do que todos os times fazem quando vão ao Maracanã. A tendência é um time paulista recuado para tentar ameaçar o Rubro-Negro em contra-ataques, enquanto o Fla terá a posse de bola e necessidade de achar espaços para criar as chances de gol.
O Mirassol tem média de 46.6% de posse de bola no Brasileirão, mas a projeção para o jogo deste sábado é um número ainda menor. Contra Internacional e Corinthians, por exemplo, o time paulista teve 34% e 36%, respectivamente. Contudo, saiu vencedor de ambos os confrontos.
A equipe se sente confortável na defesa sem o domínio da bola e tem uma boa taxa de conversão de grandes chances (50%), ou seja, precisa em média de duas chances para fazer um gol. Não à toa tem o terceiro melhor ataque e sexta defesa do torneio. Foram quatro gols de pênalti, um de falta, dois de cabeça em bola parada e os outros 20 com a partida rolando.
O Flamengo vai precisar criar chances para ameaçar constantemente o gol adversário, algo que conseguiu no primeiro tempo contra o Atlético-MG, ainda que com baixa efetividade. Além de controlar os contragolpes do rival, algo que o time também faz com eficácia no Brasileiro, o que resulta na melhor defesa da competição.
O experiente Reinaldo é o líder de participações diretas em gol do Mirassol na temporada, com oito gols e quatro assistências (líder de ambos os quesitos). Ele se destaca no número de gols por ser o batador de pênaltis e faltas da equipe, e o bom aproveitamento o coloca inclusive no quarto lugar da artilharia do Brasileirão, com sete gols.
Gabriel também é uma das referências do time, com sete gols marcados e duas assistências. Além do centroavante Chico da Costa, ex-Bolívar, recém-contratado pelo time paulista.
Suspenso na última rodada, Reinaldo retorna ao Mirassol para o confronto com o Flamengo. A principal ausência no time é na verdade o técnico Rafael Guanaes, suspenso pelo acúmulo de cartões, e o auxiliar Ivan Baitello será o responsável por comandar o time.
A provável escalação do Mirassol para enfrentar o Flamengo é: Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; Neto Moura, Danielzinho e Gabriel; Negueba, Edson Carioca e Chico da Costa.