Jogada10
·18 September 2025
Diógenes pode estrear como titular do Santos em clássico na Vila Belmiro

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·18 September 2025
O Santos pode ter novidade no gol no clássico do próximo domingo (21), às 20h30, com o São Paulo, na Vila Belmiro. Com Gabriel Brazão cumprindo o protocolo de concussão cerebral após choque no jogo diante do Atlético-MG, o jovem Diógenes, de 21 anos, surge como provável titular.
O camisa 12 entrou no segundo tempo contra o Galo e foi determinante para segurar o empate por 1 a 1, com pelo menos três defesas importantes. Agora, vive a expectativa de iniciar pela primeira vez uma partida oficial na Vila Belmiro.
“Sem dúvida foi um grande domingo para mim. Fiquei muito preocupado com o Brazão, porque foi um lance muito forte. Mas, graças a Deus, ficou tudo bem com ele. (…) Eu vinha me preparando há muito tempo, bem antes até do jogo contra o Ituano ano passado, quando fiz minha estreia como profissional. Depois da saída do João Paulo me preparei mais ainda para me consolidar como segundo goleiro do elenco. (…) Infelizmente, a oportunidade veio do jeito que foi. Mas, como vocês viram, deu para dar conta do recado”, afirmou Diógenes.
Brazão está afastado das atividades com o grupo e só poderá voltar a treinar no sábado, véspera do clássico, caso seja liberado pelo departamento médico. A CBF exige no mínimo cinco dias de recuperação e relatórios médicos antes do retorno.
“Sei que o Gabriel é o nosso goleiro e torço muito para que ele esteja melhor cada vez mais para poder nos ajudar domingo. (…) Mas se ele não puder jogar, eu estou preparado. A gente se prepara muito para estar à disposição quando a oportunidade aparecer, ainda mais em um clássico”, completou.
Diógenes pode ser titular contra o São Paulo – Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
Revelado no Avaí (SC), Diógenes chegou ao Santos ainda na base, em 2020. Ele soma apenas duas partidas oficiais pelo profissional: a estreia contra o Ituano, em 2024, e a entrada diante do Atlético-MG, no último domingo. Em ambas, não sofreu gols. Neste ano, também foi utilizado em amistosos contra Coritiba, Desportiva Ferroviária-ES e RB Leipzig, da Alemanha.
O duelo com o São Paulo pode marcar o início de sua trajetória como titular no estádio em que cresceu como torcedor e agora sonha em brilhar como goleiro.