Dragões venceram nove adversários do top 10 da Liga Portugal | OneFootball

Dragões venceram nove adversários do top 10 da Liga Portugal | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·10 November 2025

Dragões venceram nove adversários do top 10 da Liga Portugal

Gambar artikel:Dragões venceram nove adversários do top 10 da Liga Portugal

Ao cabo de 11 jornadas, com 10 triunfos e um empate, o FC Porto lidera isolado o campeonato com 31 pontos, três acima do Sporting. Este registo é um crédito ao trabalho de Francesco Farioli e dos seus jogadores. A formação azul e branca já ultrapassou, com distinção, vários dos obstáculos mais exigentes rumo ao título: nove dos 11 adversários que já enfrentou na Liga encontram-se, neste momento, no top-10 da classificação – só o Arouca (16.º) e o Rio Ave (11.º) fogem a essa lista.

Vitória de Guimarães, Gil Vicente, Casa Pia, Sporting, Nacional, Moreirense, SC Braga e Famalicão foram vítimas deste FC Porto; apenas o Benfica conseguiu travar a equipa, segurando um nulo no Dragão. No último fim de semana de novembro, os portistas completarão a lista de adversários do top-10 ao receberem o Estoril – 9.º classificado – no domingo, dia 30.


Video OneFootball


Comparando com a época passada, nas partidas já repetidas nesta campanha o FC Porto recuperou 13 pontos face a 2024/25: enquanto no ano anterior tinha empatado em casa com o Vitória e nas deslocações a Vila do Conde e Famalicão, e perdido em Barcelos, em Alvalade e na receção ao Benfica, em 2025/26 venceu todos esses encontros, com a única excepção do empate em casa contra o rival encarnado (0-0). Trata-se, portanto, de uma melhoria clara.

De forma mais ampla, os dragões estavam no terceiro lugar à 11.ª jornada da época anterior, a seis pontos do líder Sporting; conseguiram igualar os leões semanas depois, mas perderam a oportunidade de se isolar na frente ao cairem (2-0) na deslocação à Choupana, a partir da qual a situação se complicou.

O registo de 10 vitórias e um empate nas primeiras 11 rondas permitiu a Farioli igualar o arranque de dois treinadores de referência do clube no século XXI: Sérgio Conceição, em 2017/18, e André Villas-Boas, em 2010/11. Essas equipas marcaram mais golos (30 e 27, respetivamente) do que os 24 de 2025/26, mas também sofreram mais – quatro golos encaixados cada contra três na presente campanha. Ambas terminaram campeãs, embora tanto Conceição como o referido predecessor tenham sido travados à 12.ª jornada; Farioli ambicionará certamente ir mais além.

Também na Liga Europa se nota um progresso. No último ano, após quatro jogos na fase de grupos, o FC Porto, então orientado por Vítor Bruno, somara quatro pontos; nesta temporada os dragões já conquistaram sete pontos, tendo disputado três dos quatro encontros fora (Salzburgo, Nottingham e Utrecht).

Lihat jejak penerbit