É internacional moldavo, jogou provas europeias e agora é deputado: «Era altura de começar um novo desafio» | OneFootball

É internacional moldavo, jogou provas europeias e agora é deputado: «Era altura de começar um novo desafio» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·1 Oktober 2025

É internacional moldavo, jogou provas europeias e agora é deputado: «Era altura de começar um novo desafio»

Gambar artikel:É internacional moldavo, jogou provas europeias e agora é deputado: «Era altura de começar um novo desafio»

História curiosa e poucas vezes vista no mundo do futebol. Maxim Potirniche, internacional moldavo que até ao início da presente temporada alinhou nas provas europeias - Conference League - ao serviço do Petrocub, decidiu pendurar as botas e dedicar-se a uma vida radicalmente diferente: a de deputado.

Disposto a marcar a diferença noutra área que não a que sempre conheceu, o agora antigo defesa central, natural de Chisinau, filiou-se ao PAS - Partido da Ação e Solidariedade - e, no espaço de dois meses, passou da Conference League ao parlamento moldavo, na qualidade de deputado.


Video OneFootball


«Sinto que ainda podia jogar, mas quero deixar o futebol quando ainda estou saudável e não numa maca. Nos últimos tempos, cheguei à conclusão de que era altura de começar um novo desafio», garantiu à imprensa local na altura em que decidiu retirar-se.

Capaz de garantir 55 dos 101 assentos da assembleia nacional local no último domingo, este partido de centro-direita, que venceu as eleições com maioria absoluta, conta agora com um ativo que «nem sonhava em chegar ao parlamento», até começar a assistir às sessões.

«Não nasci político, nem sonhava em chegar ao parlamento, mas, nos últimos anos, tornou-se impossível assistir com calma, enquanto mentiras, mediocridade e desinformação contaminam a mente das pessoas diretamente da tribuna do parlamento. Não quero mais ficar de fora», acrescentou na mesma altura.

Com a eliminatória de má memória frente ao Sabah deixada para trás, Potirniche ainda alinhou mais três partidas pelo Petrocub, até à última aparição, a 31 de agosto, diante do FC Milsami Orhei.

Dois meses depois, chegava a hora de dar seguimento a uma vontade improvável mas crescente nas entranhas deste moldavo nascido em 1989, altura em que a Moldávia ainda se constituía como uma das repúblicas da União Soviética.

A evidência de que nunca é tarde para fazer a diferença onde menos se espera... ou podia esperar.

Lihat jejak penerbit