Papo na Colina
·18 April 2025
Ele chegou com status de titular e até agora não se firmou no Vasco

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·18 April 2025
Anunciado com grande expectativa no dia 15 de janeiro, Maurício Lemos chegou ao Vasco como a solução para a zaga cruzmaltina. Técnico, experiente e com passagem por seleções de base do Uruguai, o defensor de 29 anos parecia ser o nome ideal para comandar o sistema defensivo vascaíno. No entanto, três meses depois, ainda não conseguiu se firmar na equipe.
O zagueiro está atualmente no departamento médico, tratando de uma fratura na costela sofrida na vitória sobre o Puerto Cabello, na semana passada, pela Sul-Americana. Desde então, ficou fora dos confrontos contra Sport e Ceará e é dúvida para o clássico contra o Flamengo, neste sábado, às 18h30, no Maracanã.
Lemos atuou em apenas quatro dos 21 jogos do Vasco em 2025, sendo três como titular. A ausência de sequência se explica, em parte, por sua condição física: após uma temporada com poucos minutos no Atlético-MG, o clube carioca optou por uma pré-temporada estendida para o uruguaio, visando prepará-lo com mais cautela.
Maurício Lemos, zagueiro do Vasco — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Sua estreia como titular aconteceu apenas na primeira rodada do Brasileirão, na vitória por 2 a 1 sobre o Santos, no dia 30 de março. Até então, havia sido apenas relacionado para partidas, sem sair do banco — inclusive no clássico contra o Flamengo pela Taça Guanabara, quando o Vasco foi derrotado por 2 a 0.
No período que antecedeu o Brasileirão, Lemos ganhou a vaga de Lucas Freitas, impressionando nos treinos. O técnico Fábio Carille revelou que buscou referências com Felipão, seu ex-treinador no Galo:
– Só falou coisas boas: liderança, experiência em seleção uruguaia – revelou Carille em uma coletiva de imprensa.
– Já era para ter estreado. Mas sentiu um problema muscular que atrasou um pouquinho que ele tivesse uma sequência. Ele tem uma saída de jogo muito clara e ainda vai crescer muito – completou.
Lemos foi titular nas partidas contra Santos, Corinthians e Puerto Cabello. Justamente quando esboçava uma sequência, veio a lesão: uma pancada forte resultou em fratura no 12º arco costal. Com isso, o zagueiro ficou novamente fora da equipe.
Enquanto se recupera, a dupla de zaga tem sido formada por João Victor e Lucas Freitas, que assumiu a posição nas últimas rodadas do Brasileirão.
O Vasco volta a campo neste sábado (20), às 18h30, no Maracanã, para enfrentar o Flamengo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News