Central do Timão
·18 Februari 2026
Em entrevista à Central do Timão, colecionador fala sobre amor pelo Corinthians e da obra ‘Manto Alvinegro’

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·18 Februari 2026

Nos últimos dias, o publicitário e colecionador, Cássio Brandão, concedeu entrevista exclusiva à Central do Timão e foi questionado sobre diversas pautas. Em quase uma hora e trinta minutos de bate-papo, detalhou seu amor pelo Corinthians, o lançamento da obra ‘Manto Alvinegro’, jogos importantes que foi do clube do Parque São Jorge, entre outros temas.
Inicialmente, revelou que foi em todas as partidas importantes do Corinthians desde 1999, onde ressaltou que viu mais vitórias do que derrotas. Ele também comentou sobre a transmissão do seu ‘corinthianismo’ aos seus três filhos, que mesmo novos: “Eu tenho um caderninho que eu coloco os 25 jogos do meu filho, o Martin Tenho três, ele, o Fred e a Laura. O Fredinho já viu três jogos, a Laurinha já viu dois jogos, e o Martin, que é o mais velho, já viu 25 jogos. E cara, eu tava organizando os meus jogos desde moleque, e Corinthians é essa loucura, essa paixão, essa coisa insana.”

Foto: Reprodução/Central do Timão
“Eu assisti, eu assisto desde 1999 todos os jogos importantes do Corinthians in loco. Cara, eu tô colocando os jogos decisivos, assim, jogos importantes e decisivos, eu vi todas as finais incluindo as que a gente perdeu. Várias a gente acabou perdendo. Mas mais ganhamos do que perdemos, mas cara, minha primeira viagem sozinha pra ver o Corinthians é no mundial em 2000″, disse à Central do Timão.
Cássio também cita que sua primeira lembrança relacionada ao Corinthians é o gol de Viola na final do Campeonato Paulista de 1998, contra o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa. Formado em publicidade, afirmou que não se considera um historiador, mas sim um curioso pelo história do Corinthians. Ele possui um certificado do Guiness Bock como o maior colecionador de camisas do mundo – seis mil unidades, sendo 1.700 do Corinthians.
“Eu não sou historiador e eu não me defino historiador porque eu não estudei história, então eu não tenho elementos para isso. Se em algum momento eu puder voltar à faculdade e vou adorar fazer história, seria algo que eu gostaria de fazer, aí sim eu poderia, enfim, me nomear historiador. Eu sou um super curioso, eu sou um apaixonado pelo Corinthians. Minha formação é em publicidade, então eu estudo publicidade, tenho especialização em marketing, estudei. Cara, fiz uma especialização na Duke University, tenho um MBA pela Fundação Getúlio Vargas, tenho um mestrado que eu interrompi na Fundação Getúlio Vargas, não consegui terminar. Mas o Corinthians é paixão, então eu prefiro me definir como um apaixonado pelo Corinthians, que gosta de histórias.”
Ao longo da entrevista, também, detalhou como surgiu a ideia da obra ‘Manto Alvinegro’, que teve lançamento realizado no último dia 7 de fevereiro, sábado, no Museu do Futebol. O material conta a história das 100 camisas mais marcantes da história do clube do Parque São Jorge. Além disso, a obra trás crônicas de 40 corinthianos ilustres que contam quais camisas que mais marcaram suas vidas como fanáticos pelo clube.
Entre alguns corinthianos ilustres na obra, que pesa pouco mais de cinco quilos, estão: os ex-jogadores Casagrande, Basílio, Rivellino, Neto, Wladimir, Tamires, Gabi Zanotti, além de Serginho Groisman, Alessandra Negrini e Juca Kfouri.
Confira abaixo na íntegra a entrevista de Cássio Brandão à Central do Timão:
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































