Central do Timão
·1 Juni 2026
Em frente ao Parque São Jorge, torcida do Corinthians pede expulsão de Augusto Melo

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·1 Juni 2026

Na noite desta segunda-feira (1) acontece, no Parque São Jorge, sede social do Corinthians, a votação que pode resultar na expulsão do ex-presidente Augusto Melo, destituído em meados do ano passado, do quadro associativo do clube. O processo disciplinar se refere ao dia 31 de maio de 2025, quando o dirigente e seus aliados invadiram sala da presidência alegando terem em mãos uma liminar para tentar retomar o poder, afirmando que o seu afastamento do cargo já não tinha mais validade
Torcedores comuns e integrantes das principais torcidas organizadas do clube – Gaviões da Fiel, Estopim da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra e Pavilhão 9 – estão em frente ao Parque São Jorge protestando contra o mandatário e pedindo a sua expulsão do clube. Nesta tarde, Augusto tentou barrar a votação entrando com uma ação declaratória de nulidade de procedimento disciplinar administrativo, acompanhada de pedido de tutela de urgência. O mandatário, vale lembrar, sofreu processo de impeachment definitivo em agosto de 2025, após irregularidades no caso da antiga patrocinadora máster do clube, VaideBet.

Foto: Henrique Vigliotti/Central do Timão

Foto: Henrique Vigliotti/Central do Timão
Na última semana, vale lembrar, Andrés Sanchez acabou sendo excluído do quadro associativo por uso irregular do cartão corporativo da instituição durante sua segunda gestão (2018-2020). Por esse motivo, foi denunciado pelo Ministério Público em outubro de 2025. Já Duílio Monteiro Alves, que esteve na presidência do Corinthians entre 2021 e 2023, também é alvo de investigação do MP-SP pelo uso irregular de recursos do clube.
No final da última semana, o ex-presidente, em publicação nas redes sociais, renunciou ao título de sócio remido do clube e, consequentemente, de conselheiro vitalício e de membro nato do Conselho De Orientação, deixando o quadro associativo. No Parque São Jorge, a torcida do Corinthians estendeu duas faixas: “Dedetização Já”, retratando imagens de Andrés Sanchez, Duílio Monteiro Alves e Augusto Melo e outra semelhante com a mensagem: “Fora Ratazanas.”
Julgamento dos demais envolvidos no dia 31 de maio de 2025
O Conselho Deliberativo ainda prevê uma nova sessão na próxima semana para analisar a situação de outros associados e conselheiros apontados como participantes dos acontecimentos de maio de 2025. Entre os nomes que deverão ser avaliados estão Carlos Eduardo Melo Silva, Rodrigo Simonini Gonzalez, Wanderson Contrera Salles, Marcos Coelho Abdo, Paulo Rogerio Pinheiro Junior, Laercio Ferreira Victoria, Leandro Olmedila e Peterson Ruan.
As investigações internas identificaram, por meio de imagens do sistema de monitoramento do clube, a presença de aproximadamente 50 pessoas na área da presidência durante a tentativa de retomada do poder. Além dos conselheiros citados, alguns associados também participaram da mobilização.







































