Em volta ao Morumbi, ‘novo São Paulo’ de Crespo supera agonia, crise, chuva e São Bernardo para vencer a primeira no Paulistão | OneFootball

Em volta ao Morumbi, ‘novo São Paulo’ de Crespo supera agonia, crise, chuva e São Bernardo para vencer a primeira no Paulistão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·16 Januari 2026

Em volta ao Morumbi, ‘novo São Paulo’ de Crespo supera agonia, crise, chuva e São Bernardo para vencer a primeira no Paulistão

Gambar artikel:Em volta ao Morumbi, ‘novo São Paulo’ de Crespo supera agonia, crise, chuva e São Bernardo para vencer a primeira no Paulistão

Depois de quase três meses longe de sua casa, o São Paulo recebeu a visita do São Bernardo na noite desta quinta-feira (15) pressionado dentro e fora de campo pelo tumultuado momento vivido, seja político, na eminência da votação do impeachment do presidente Julio Casares, ou no Campeonato Paulista, onde precisava se recuperar da acachapante derrota na estreia para o Mirassol.

O reencontro com o templo tricolor não permitira surpresas e o São Paulo, com boa atuação, mas enfrentando adversidades climáticas e um gramado pesado, fez 1 a 0 para vencer o adversário do Grande ABC e conseguir o fundamental primeiro triunfo no Estadual para reconquistar a confiança da torcida em momento crucial para o futuro do clube.


Video OneFootball


Ciente da necessidade de dar uma resposta no reencontro com a casa tricolor, o técnico Hernán Crespo cumpriu o prognóstico e mudou tudo no time. Abdicou dos três zagueiros e armou um 4-3-3 com pontas. Lucas ressurgiu nos titulares e nomes antes titulares incontestáveis, como Luciano, Bobadilla, Marcos Antônio e Alan Franco ficaram de fora (esse último sequer foi relacionado, por conta de um risco de lesão).

De fato, a nova formatação prometia um São Paulo com mais válvulas de ataque, mais intensidade e menos engessado, com maior capacidade articulação do jogo.

Seria, se não fosse um detalhe: a forte chuva que caiu sobre o Morumbi durante toda a partida. Foi tanta água que nem a drenagem deu conta e o campo ficou extremamente pesado, complicando o plano de jogo elaborado por Crespo.

Era necessária uma adaptação às condições, mais favoráveis ao visitante, que começou até melhor. E o novo São Paulo respondeu, conseguindo trabalhar seu jogo e manter um relativo controle das ações em campo, por mais que faltasse uma melhor objetividade na conclusão.

Mesmo assim, as chances surgiram. Duas delas arrancaram suspiros da diminuta torcida que enfrentou a chuva e foi assistir o time: uma bola na trave de Lucca e um cruzamento de Ferreirinha que a zaga desviou errado e quase pegou o goleirão de surpresa.

Após o intervalo, com as já conhecidas homenagens a Casares vindas principalmente do setor onde ficam as organizadas, o São Bernardo voltou mais arisco e quase surpreendeu com cruzamentos certeiros que exigiram boas aparições de Rafael nas conclusões.

Então Crespo decidiu levar a campo outra novidade do dia que estava no banco de reservas: Calleri. Com o gramado dando sinais de melhora, talvez um finalizador primoroso pudesse melhorar as finalizações. Pelo menos o domínio de bola e o pivô, inexistentes com Tapia, apareceram.

Com mais objetividade na frente e mantendo a boa disciplina tática, a sensação era de que era questão de tempo até o gol aparecer. E assim foi. Aos 33, após uma finalização perigosa do São Bernardo, o São Paulo marcou o seu primeiro gol no Paulistão. Danielzinho cobrou boa falta na área, Arboleda desviou, acertou o travessão e Luciano pegou o rebote batendo com imensa categoria de esquerda para acertar a gaveta.

Nos acréscimos, a polêmica do jogo. O árbitro Murilo Tarrega Victor anotou pênalti após Ferreirinha cair na área ao ser supostamente tocado por um defensor do São Bernardo. Mas o VAR caguetou e, após rever no monitor, o juiz voltou atrás. Ninguém se importava mais, pois a vitória já estava consolidada.

Animado pelo primeiro triunfo no Estadual e, quem sabe, com a situação política apaziguada após o dia crucial no Conselho Deiberativo, o São Paulo volta a campo às 16h (de Brasília) do domingo (18), para o primeiro clássico na competição, contra o rival Corinthians, em Itaquera.

Lihat jejak penerbit